Surto de febre tifoide resistente pode ganhar dimensões globais

Credit: Rocky Mountain Laboratories,NIAID,NIH
Color-enhanced scanning electron micrograph showing Salmonella typhimurium (red) invading cultured human cells.

Salmonella enterica: sequenciamento genético revelou que uma cepa agressiva do micro-organismo, a H58, interagiu com outra bactéria e adquiriu um plasmídeo que codificou sua resistência à ceftriaxona

Crédito foto: NIAID, NIH

Micro-organismo não responde a cinco antibióticos

A primeira epidemia de febre tifoide  extensivamente resistente aos antibióticos está se espalhando pelo Paquistão, com 850 pessoas infectadas em 14 distritos. A cepa causadora da doença é resistente a cinco antibióticos e, atualmente, só responde à azitromicina. Se a bactéria sofrer mais uma mutação, pode se tornar intratável.

A febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella enterica sorovar Typhi. O sequenciamento genético revelou que uma cepa agressiva do micro-organismo, chamada de H58, interagiu com outra bactéria e adquiriu um plasmídeo que codificou sua resistência à ceftriaxona. Segundo os especialistas, a epidemia pode ganhar dimensões globais porque essa variante pode substituir cepas endêmicas do patógeno.

A enfermidade, altamente contagiosa, é transmitida por água e comida contaminadas. Ela causa febre alta, dores de cabeça e vômito e atinge 21 milhões de pessoas a cada ano e mais de 160 000 morrem em função da doença a cada 12 meses, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Leia mais em: