10ª Edição do Simpósio Latino-Americano de Biodeterioração e Biodegradação (LABS)

LABS10-Save the Date-julho2023

A 10ª Edição do  Simpósio Latino-Americano de Biodeterioração e Biodegradação (LABS), que   é realizado a cada três anos, em 2023, ocorrerá no período de 19 a 22 de novembro (formato online). O evento é promovido e organizado pela Sociedade Internacional de Biodeterioração e Biodegradação (IBBS), Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Norte (UFRGS e UFRGN)  e pelo Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro. A Biodeterioração é uma ciência reconhecida em muitos países e inclui, em seu escopo, o estudo das transformações das propriedades de um material, causada pela atividade vital de microrganismos. Estas transformações podem ser desejáveis, como as que ocorrem no processo de biodegradação, ou indesejáveis,  como na biodeterioração. A primeira edição do LABS (First Latin American Biodeterioration and Biodegradation Symposium ) ocorreu em 1992 e, desde então, cinco países da América Latina sediaram o evento.

O Simpósio Latino-Americano de Biodeterioração e Biodegradação visa promover a interação entre indústrias, academia e órgãos governamentais preocupados com os efeitos positivos e negativos  de organismos vivos em materiais e processos. Este tipo de Simpósio tem atendido pesquisadores de universidades e de indústrias, gerentes responsáveis pela gerência de processos industriais, funcionários de museus e arquivos públicos; engenheiros e interessados no controle do processo de biodeterioração de materiais ou pelo processo de biodegradação que ocorre no tratamento de resíduos.

Essa é a primeira edição do LABS 10 no formato online, o que possibilitará ao público  interessado assistir e participar da programação com especialistas das áreas de Biodeterioração, Biodegradação, Biorremediação, Biocorrosão e Técnicas avançadas de detecção de microrganismos envolvidos nos processos.

Os organizadores do evento estão incentivando a participação de jovens cientistas,  estudantes de Mestrado,  Doutorado e Pós-Doutorado, para que possam divulgar  seus resultados nas formas de apresentações ( envio de Resumos e oral).

Nós agradecemos a todos que puderem divulgar o evento aos colegas, estudantes e nas suas Instituições de Pesquisa e Ensino, e a todos aqueles que possam estar interessados em participar!!!

Mais informações: https://labs10.com.br/