Vírus da gastroenterite causa prejuízo anual de 60 bilhões de dólares

Norovirus

Norovírus: micro-organismo é responsável por um quinto de todas as gastroenterites agudas

Crédito foto: Dreamstime

As perdas com produtividade representam mais de 84% desse custo

O norovírus, responsável por um quinto de todas as gastroenterites agudas, gera um prejuízo de 60,3 bilhões de dólares a cada ano. As perdas com produtividade representam mais de 84% desse custo. Já os gastos diretos com saúde chegam a 4,2 bilhões de dólares, sendo que as despesas com internação são as mais pesadas, representando 2,8 bilhões de dólares globalmente. Os achados constam do artigo Global Economic Burden of Norovirus Gastroenteritis, publicado no fim de abril na revista científica Plos One. O estudo mostra ainda que, embora a gastroenterite atinja igualmente países de baixa, média e alta renda, com uma incidência em torno de 10.000 casos para cada 100.000 pessoas, os prejuízos gerados pela doença nos países ricos correspondem a 62% do total.

Para chegar a essas conclusões, pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e do Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo computacional capaz de estimar o impacto econômico do norovírus em 233 países, considerando os custos diretos (idas ao consultório e hospitalização) e perdas de produtividade. De fato, as faltas ao trabalho provocadas pela gastroenterite geram um prejuízo calculado em 35,9 bilhões de dólares.

Segundo os autores, o objetivo do estudo foi demonstrar que, apesar de sua relevância, o norovírus tem recebido menos atenção da comunidade científica e da indústria farmacêutica do que outros patógenos causadores de infecções. Para eles, ao descrever o custo econômico do vírus da gastroenterite, a pesquisa pode ajudar patrocinadores, gestores de políticas públicas, autoridades da área de saúde e desenvolvedores de produtos a determinar quanta energia e recursos destinar ao controle e prevenção do norovírus.

Leia mais em: