Resposta imunológica à zika é responsável por microcefalia

resposta-imunológica-à-zika-é-responsável-por-microcefalia

Sequelas: embriões que expressam o receptor para a proteína interferon 1, quando infectados pelo zika, têm seu desenvolvimento afetado

Crédito foto: WHO/PAHO

A presença de receptores para a proteína interferon 1 induz o organismo a uma forte reação antiviral que pode provocar o aborto dos fetos infectados ou comprometer seu desenvolvimento

Uma proteína que deveria proteger o organismo da infecção pelo zika vírus está por trás dos casos de microcefalia que atingem os fetos infectados. De acordo com um estudo publicado em janeiro por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, na revista científica Science Immunology, embriões de camundongo que expressam o receptor para a proteína interferon 1, quando infectados pelo zika, têm o desenvolvimento do labirinto placentário comprometido, resultando em arquitetura anormal da barreira materno-fetal e em problemas no desenvolvimento do bebê.

Ao comparar fetos com e sem o receptor para esse tipo de interferon, os cientistas concluíram que os primeiros, quando expostos ao micro-organismo, tiveram alterada a morfologia placentária, o que induziu a rearranjos no citoesqueleto dentro das vilosidades coriônicas. Os autores explicam que isso acontece porque se o hospedeiro tem o receptor para o interferon 1, o corpo desencadeia uma potente resposta imunológica antiviral, que pode até matar o feto no processo. Quando não ocorre um aborto, essa reação prejudica severamente o desenvolvimento do feto.

Com isso, os achados sugerem que a responsável pelas sequelas da zika sobre os bebês é a resposta imunológica antiviral – e não o vírus em si.

Leia mais em: