Probióticos podem melhorar raciocínio de pessoas com Alzheimer

Mat.02 Fonte prixabay.com . Foto 03

Leite enriquecido com probióticos: foi a primeira vez que esses micro-organismos foram associados à melhora de problemas de memória

Crédito foto: Pixabay

Voluntários que receberam leite enriquecido com lactobacilos vivos tiveram desempenho superior ao de grupo que ingeriu leite comum

Cientistas da Universidade de Kashan, no Irã, descobriram mais um possível benefício dos probióticos, alimentos dotados de micro-organismos vivos benéficos para a saúde – melhorar a memória de pacientes com Mal de Alzheimer.

Os pesquisadores analisaram 52 pessoas com idade entre 60 e 95 anos diagnosticadas com a doença, caracterizada pela deterioração dos neurônios e pela piora progressiva da memória e do raciocínio. Primeiro, todas passaram por testes de raciocínio e memória. Depois, foram separadas em dois grupos. O primeiro ingeriu 200 mililitros de leite comum diariamente por 12 semanas. Paralelamente, o segundo grupo recebeu uma versão da bebida enriquecida com probióticos. Ao fim do período, todos foram submetidos a exames laboratoriais e a novos testes de memória e aprendizado.

A comparação dos resultados mostrou que aqueles que beberam o leite com probióticos se saíram melhor nas avaliações cognitivas, o que sugere um possível efeito sobre os sintomas da doença. Foi a primeira vez que esses micro-organismos foram associados à melhora de problemas de memória. Os probióticos estão presentes em alguns iogurtes, leites fermentados e queijos.

Leia mais em: