Fungos ajudam a explicar fim de megafauna

mamute

Réplica de mamute: alteração da flora terrestre após Era do Gelo e caça por seres humanos são prováveis causas da extinção do animal.

Crédito foto: Pixabay

Presença de esporos de fungos típicos de grandes herbívoros permitiu aos pesquisadores identificar quando esses animais desapareceram e possíveis motivos

A datação de fungos presentes em fezes de herbívoros da megafauna brasileira ajudou os pesquisadores Marco Felipe Raczka e Mark Bush, do Instituto de Tecnologia da Flórida, e Paulo Eduardo de Oliveira, do Instituto de Geociências da USP,a entender as razões do desaparecimento de animais como mamutes e preguiças-gigantes da fauna brasileira no período conhecido como Quaternário Tardio.

Eles recolheram e dataram camadas de sedimentos de dois lagos da região mineira de Lagoa Santa, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, onde fósseis de grandes mamíferos extintos têm sido encontrados desde o século XIX.

A análise mostrou que a presença dos esporos do fungo Sporormiella, relacionado com a presença de grandes espécies herbívoras em uma área, é abundante nas camadas mais antigas do solo, correspondentes a 23 mil anos atrás, mas começam a diminuir a partir de 18 mil anos atrás até desaparecer completamente nas amostras de 11,5 mil anos. A redução na frequência da presença do fungo Sporormiella também foi associada ao fim da megafauna em pesquisas realizadas em outras partes do mundo, como a América do Norte e os Andes.

Para os pesquisadores, que publicaram os resultados do estudo em janeiro na revista científica Quaternary Research, as datações permitem apontar dois motivos para o desaparecimento da megafauna brasileira. A primeira, por volta de 18 mil anos atrás, foi o aquecimento do planeta, posterior à Era do Gelo. Esse evento alterou a flora local e dificultou a sobrevivência dos grandes mamíferos, reduzindo a população desses animais. Já a segunda datação, em torno de 12 mil anos atrás, corresponde a um período em que o homem já havia chegado à América, e no qual a caça pode ter tido um papel na extinção de algumas espécies.

Para os especialistas, para confirmar essa hipótese, falta agora encontrar evidências de que os primeiros brasileiros caçavam animais da megafauna.

Leia mais em: