Doença de Alzheimer pode ser causada por fungos

Mouldy_Clementine

Infecções micóticas foram detectadas em tecido cerebral de 11 indivíduos diagnosticados, o que não se repetiu entre os 10 pacientes de controle

Pesquisadores espanhóis do Centro de Biologia Molecular da Universidad Autónoma de Madrid e do Instituto de Salud Carlos III, descobriram que fungos podem estar associados ao aparecimento do Mal de Alzheimer. A conclusão veio após a detecção de células fúngicas e hifas em tecido do Sistema Nervoso Central (SNC) de vítimas da doença. A revelação está num artigo publicado na seção ScientificReports da revista Nature.

O material fúngico foi identificado dentro e fora das células do SNC de 11pacientes diagnosticados com Alzheimer a partir de testes com cinco anticorpos específicos – um quadro que não foi constatado no tecido cerebral dos 10 pacientes de controle. Entre os indivíduos com Alzheimer, diferentes regiões cerebrais, como o córtex frontal externo, os hemisférios cerebelares, o hipocampo e o plexo coroide, estavam infectadas por fungos, bem como seus vasos sanguíneos. Para os cientistas, isso poderia explicar o fato de que mais de 90% dos pacientes com Alzheimer apresentam patologias vasculares cerebrais, como angiopatia amiloide, microinfartos, hemorragias e degeneração microvascular.

Quatro dos cinco anticorpos usados nos testes também detectaram longas estruturas filamentosas, semelhantes a hifas, no material cerebral dos doentes de Alzheimer. “Em conjunto, nossos achados fornecem evidências convincentes de infecção por fungos no sistema nervoso central de pacientes de Alzheimer”, afirmam os autores no artigo. Eles acreditam que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de terapias mais adequadas para curar ou reverter os sintomas clínicos da Síndrome. “A possibilidade de que o Mal de Alzheimer seja micótico, ou de que a infecção fúngica seja um fator de risco para a doença abre novas perspectivas para o tratamento efetivo desses pacientes”, escrevem eles.

 

Leia mais em:

http://www.nature.com/articles/srep15015