Descoberta bactéria capaz de digerir plástico

noticia4_pet

Tarocinas A e B: animais que receberam substância combinada a antibióticos tiveram infecção reduzida e maiores taxas de sobrevivência

Crédito foto: V. Altounian / Science Translational Medicine (2016)

Micro-organismo degrada quase completamente filme de PET em apenas seis semanas

Estima-se que 311 milhões de toneladas de plástico sejam produzidas anualmente em todo o mundo, sendo que apenas 14% desse total são coletados para reciclagem. Como a degradação desse material é extremamente lenta, isso se constitui num enorme problema ambiental, especialmente nos oceanos. Num artigo publicado neste mês na revista Science, pesquisadores japoneses apresentam um micro-organismo capaz de degradar completamente um tipo de plástico amplamente atualizado. Trata-se de uma bactéria que usa apenas duas enzimas para digerir o tereftalato de polietileno, ou PET.

Até hoje, poucas espécies de fungos – e nenhuma bactéria – eram conhecidas por sua capacidade de degradar PET. Após coletar 250 amostras de dejetos desse plástico, os pesquisadores começaram a buscar bactérias que dependem do PET como uma fonte primária de carbono para o seu crescimento. Nesse processo, identificaram uma nova bactéria, batizada de Ideonella sakaiensis 201-F6, capaz de degradar quase completamente um filme fino de PET depois de seis semanas.

Segundo os cientistas envolvidos no estudo, essas bactérias produzem a enzima ISF6_4831 que, em conjunto com a água, transforma o PET numa substância intermediária, quebrada por uma segunda enzima, a ISF6_0224. Essas duas enzimas, sozinhas, revelaram ter o poder de reduzir o PET a substâncias mais simples, que fazem parte de sua composição.

Leia mais em: