A Sociedade Brasileira de Microbiologia lamenta profundamente a morte do Prof. Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos, da Universidade Federal de São Paulo, aos 82 anos, no dia 30 de julho de 2020.

116591068_3385885228304066_7870553816578549663_n

O Professor Travassos, como era amplamente conhecido, teve papel único no crescimento das Ciências Biomédicas no Brasil. Nos cargos que ocupou em sua frutífera carreira, sempre desempenhou com brilhantismo o papel de impulsionador da ciência brasileira, à qual trouxe ampla visibilidade internacional. Foi Professor Titular nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de ter ocupado posições de liderança na CAPES e no CNPq. Teve passagens de grande destaque como Professor Visitante na Columbia University e no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova York, EUA). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e honorário da Academia Nacional de Medicina, recebeu as mais diversas honrarias científicas, incluindo as medalhas de Comendador e da Gran-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. A Microbiologia era parte dos genes do Professor Luiz Travassos: era filho de Joaquim Travassos da Rosa, primeiro presidente da SBM.

O legado deixado pelo Professor Luiz Travassos para a ciência brasileira é de difícil mensuração. Produziu contribuições pioneiras para as áreas de Microbiologia, Micologia, Parasitologia, Imunologia e, mais recentemente, Oncologia. Seus mais de 300 artigos científicos publicados e mais de 10 mil citações certamente falam muito sobre sua capacidade científica. Entretanto, a contribuição do Professor Travassos para a ciência do Brasil pode ser melhor compreendida através dos vários cientistas que formou diretamente e que hoje ocupam posições de destaque no Brasil e no exterior. O Professor Travassos foi, inquestionavelmente, responsável pela criação de uma escola científica que contribuiu com a transmissão de conhecimento científico através de várias gerações no Brasil.

A SBM lamenta a enorme perda para a comunidade científica do país e deseja que sua carreira brilhante sirva como inspiração para os microbiologistas do Brasil.