Vacina contra a zika começa a ser testada em humanos nos Estados Unidos

MAT. 06 VACINA CONTRA ZIKA Fonte NIAID

Partículas microscópicas de zika vírus: vírus atenuado e será aplicado em 28 adultos sadios com idade entre 18 e 50 anos

NIAID/USA

Quase 30 adultos serão monitorados durante seis meses para avaliar desempenho do imunizante experimental

Pesquisadores dos NIH (National Institutes of Health, Bethesda, MD, EUA) começaram a testar em humanos uma vacina contra o vírus da zika. Desenvolvido pelo NIAID (National Institute of Allergy and Infectious Diseases/NIH), o imunizante contém o vírus atenuado e será aplicado em 28 adultos sadios com idade entre 18 e 50 anos, no Centro de Pesquisas de Imunização da Universidade Johns Hopkins, no estado de Maryland, e no Centro de Testes de Vacinas da Universidade de Vermont.

Na fase anterior, com testes em macacos, os resultados foram promissores. Agora, nesta primeira fase dos testes clínicos em humanos, será analisada a resposta imunológica e a segurança da vacina experimental.

Em 20 dos participantes será aplicada, por via subcutânea, uma dose única. Os demais voluntários receberão placebo. Após a vacinação, todos terão que registrar diariamente sua temperatura em determinados momentos do dia, além de colher amostras de sangue, para que os cientistas avaliem se eles estão desenvolvendo anticorpos em resposta ao imunizante. Todos serão monitorados ao longo de seis meses.

O imunologista Anthony Fauci, diretor do NIAID, afirmou que “a instituição continua empenhada em desenvolver vacinas contra a zika seguras e eficazes e que é um prazer começar os testes clínicos de uma candidata com vírus vivo atenuado”.

Leia mais em: