Vírus do ebola retorna ao Congo

img

Campanha de conscientização sobre o Ebola no Congo

Crédito foto: Who/divulgação

OMS teme risco de nova epidemia em área urbana

Um novo surto de ebola tem provocado mortes na República Democrática do Congo, na África. De acordo com o Ministério da Saúde congolês, entre 4 de abril e 25 de maio foram notificados 52 casos suspeitos da doença, com 31 diagnósticos confirmados e 22 óbitos na região noroeste do país.

As ocorrências se concentram no distrito de Bikoro, 600 quilômetros ao norte da capital, Kinshasa. Entretanto, o registro de um caso em Bandaka, cidade de cerca de 1,2 milhão de habitantes, provocou a preocupação com o risco de uma nova epidemia em área urbana. “Porém, estamos em posição muito melhor para lidar com a epidemia hoje do que estávamos em 2014”, declarou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na abertura da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.

A OMS anunciou que no dia 21 de maio teve início uma ação de vacinação experimental contra o vírus no País. O objetivo é imunizar todas as pessoas que tiveram contato pessoas com diagnóstico confirmado de ebola.

O imunizante já foi utilizado com segurança em pesquisas com mais de 16 mil voluntários na Europa, na África e nos Estados Unidos. Em 2015, a mesma vacina foi utilizada pela entidade em Guiné.

Leia mais em: