Um terço do tempo com burocracia

noticias_03-2017_05

Desperdício: perda de tempo gera queda de produtividade

Crédito foto: Divulgação

Levantamento revela que pesquisadores brasileiros gastam, em média, 33% do seu horário de trabalho resolvendo entraves relacionados à compra de materiais, bens e insumos

Um levantamento do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa (Confies) revelou que os cientistas gastam, em média, mais de 30% do tempo de estudo com a gestão dos projetos. Para Fernando Peregrino, presidente do Confies, isso equivale a dizer que, de cada 10 cientistas brasileiros, apenas sete efetivamente pesquisam, já que os serviços burocráticos consomem o tempo dos outros três. “Trata-se de um desperdício em um país que tem dez vezes menos pesquisadores por 100 mil habitantes em atividade na comparação com a maioria das nações que alcançaram o desenvolvimento”, afirmou Peregrino em reportagem publicada no Jornal da Ciência.

Entre os respondentes, 69% opinaram que o grau de burocracia aumentou nos últimos anos. Para 63%, houve aumento no número de formulários a serem preenchidos para solicitar apoio ao projeto.

A sondagem O que pensa o pesquisador brasileiro sobre a burocracia? foi realizada entre novembro e dezembro do ano passado e ouviu 301 cientistas brasileiros que coordenam projetos de pesquisa em 34 universidades federais.

Leia mais em: