Cientistas investigam origem de bactéria pandêmica causadora do cólera

noticias_11-2016_07

Vibrio cholerae: bactéria infecta de 3 a 5 milhões de pessoas anualmente

Crédito foto: Dartmouth Electron Microscope Facility/ Domínio Público

Cepa provavelmente se originou de uma variedade não patogênica do Sul da Ásia que, ao percorrer áreas atingidas por pandemias anteriores, adquiriu genes de virulência que aumentaram seu poder de disseminação

O atual surto global, o sétimo desde 1817, começou na Indonésia, em 1961, e infecta de 3 a 5 milhões de pessoas anualmente. A partir desse dado, pesquisadores chineses e australianos analisaram as sequências genômicas completas de quarto cepas de Vibrio cholerae isoladas durante os primeiros anos da pandemia, bem como três cepas dos surtos de cólera pré-pandêmicos e três cepas dos surtos de 1970, mais relacionadas às cepas pré-pandêmicas do que às pandêmicas.

Essas sequências genômicas foram combinadas com genomas previamente publicados e dados históricos para traçar a trajetória evolutiva da linhagem de V. cholerae responsável pela atual pandemia. Os autores identificaram seis estágios de evolução da cepa, que provavelmente se originou de uma variedade não patogênica do Sul da Ásia.

Ela foi introduzida no Oriente Médio por volta de 1890, possivelmente pela peregrinação religiosa, e ali passou por uma rápida diversificação, tornando-se patogênica em torno de 1908. Essa cepa então migrou para a Indonésia entre 1908 e 1925, onde passou por novas mudanças genéticas significativas, culminando na aquisição de potencial pandêmico entre 1954 e 1960.

Durante esse percurso, o vírus passou por áreas que já haviam enfrentado pandemias anteriores, o que pode ter facilitado a evolução da sétima cepa pandêmica, ao habilitá-la a adquirir genes de pandemias anteriores.

Leia mais em: