Sarampo mata 400 crianças por dia

noticias_11-2016_04

Vacinação contra o sarampo na Etiópia: país é um dos lugares onde a doença mais mata crianças

Crédito foto: WHO/DFID

Apenas seis países concentram 75% das mortes pela doença

As campanhas globais de vacinação contra o sarampo e o aumento da cobertura contra a doença permitiram evitar que 20,3 milhões de crianças morressem vítimas da doença entre 2000 e 2015, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Neste ano, por exemplo, as Américas foram declaradas livres da enfermidade. Ainda assim, o sarampo mata 400 crianças por dia em todo o mundo.

Isso acontece porque esse avanço não é homogêneo e ainda há países desprotegidos. Atualmente, a República Democrática do Congo, a Etiópia, a Índia, a Indonésia, a Nigéria e o Paquistão respondem por metade das crianças não vacinadas no mundo e por 75% das mortes por sarampo.

Em 2015, 20 milhões de bebês ficaram sem a vacina e 134.000 morreram. “Não é aceitável que milhões de crianças deixem de tomar suas vacinas todos os anos. Temos uma vacina segura e altamente eficaz para parar a disseminação do sarampo e salvar vidas”, afirma Jean-Marie Okwo-Bele, diretor do Departamento de Imunização da OMS.

Leia mais em: