Presença de HPV na boca eleva o risco de cânceres de cabeça e pescoço

Foto_Noticia2

Câncer da orofaringe: a região inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas e as partes lateral e posterior da garganta.

Crédito foto: American Cancer Society

Na presença da cepa HPV 16, a probabilidade de desenvolver a doença aumenta 22 vezes

Um estudo publicado no fim de janeiro no periódico científico Jama Oncology concluiu que o papiloma vírus humano (HPV), na boca, eleva o risco de aparecimento de um câncer de cabeça e pescoço. A pesquisa, realizada por pesquisadores da American Cancer Society, do National Institute of Cancer, da New York University e do Albert Einstein College Institute, também de Nova York, demonstrou que a presença, na cavidade oral, da cepa HPV16 pode levar ao desenvolvimento de tumores na boca e orofaringe.

Para chegar a essa conclusão, os autores analisaram amostras de saliva de 96.650 voluntários. Depois de comparar os 132 pacientes que desenvolveram cânceres de boca e orofaringe até nove anos após a coleta das amostras com 396 indivíduos de controle, os pesquisadores concluíram que aqueles em que houve detecção oral de DNA do HPV 16 tiveram a probabilidade de desenvolver um câncer de orofaringe aumentada em 22 vezes. “Os dados têm importantes implicações para o uso da detecção do HPV oral ao diagnóstico do câncer de orofaringe”, afirmam Dana Rollison, do Departamento de Epidemiologia do Câncer do Moffitt Cancer Center, de Tampa, Flórida, e Maura Gillison, do Departamento de Medicina da Ohio State University, que comentaram o estudo a pedido do Jama Oncology.

Leia mais em: