Testes de Eficácia de Conservantes e desinfetantes

Informações gerais

 Dia 10/10/2019

Responsável: Profa. Miriam de Faria Lemos

Carga horária: 8 horas

Apresentação

Biocidas são moléculas que, por sua ação antimicrobiana, podem ser usadas em assepsias, desinfecção ou em sistemas de conservação, permitindo assim um aumento da vida útil de produtos suscetíveis à contaminação. São muitas classes de produtos, bem como variadas suas aplicações. E muitas as metodologias, dependendo do tipo e do objetivo da aplicação. O curso apresenta um panorama das diferentes metodologias, trazendo uma discussão crítica das diferentes aplicabilidades, princípios, critérios de aceite, etc.

Objetivos do curso e público alvo

O curso tem como objetivo apresentar um panorama das diferentes metodologias, trazendo uma discussão crítica das diferentes aplicabilidades, princípios, critérios de aceite, etc. É destinado a microbiologistas envolvidos com programas de monitoramento ambiental, procedimentos de desinfecção na indústria ou serviços de saúde, P&D em que o profissional necessita selecionar sistemas de conservação para produtos ou ainda verificar a sua eficácia.

Programa

  1. Contaminação microbiana em produtos
  2. Conservante ideal
  3. Moléculas permitidas
  4. Escolha do sistema conservante para cada tipo de produto
  5. O que é o Challenge Test  
  6. Challenge Test: Principais similaridades e diferenças entre os métodos em uso corrente: USP, CTFA, Teste acelerado .  
  7. Desafios múltiplos: significado, relevância, quando e como usar  
  8. Análise, avaliação, determinação dos limites de aceitação · 
  9. Microrganismos teste: cepas padrão e isolados in house  
  10. Tipos de  Inóculos: simples ou misto (pool) – quando e como usar
  11. Recuperação de microrganismos  
  12. Dificuldades frequentes na recuperação de microrganismos  
  13. Diluentes: tipos e seleção
  1. Desinfecção e anti sepsia
  2. Mecanismos de ação e fatores que afetam a eficácia.
  3. Tabelas com resumos dos biocidas
  4. Métodos de avaliação de ação desinfetante: microrganismos em suspensão, testes em superfícies, diluição de uso, etc. Normas AOAC, ASTM, ISO, CEN.
  5. Critérios de aceite.
  6. Microrganismos usados e preparo dos inóculos

Data

10/10/2019 – Das 09:00 às 18:00

Prazo para inscrição de 29/11/2018 a 02/10/2019

Horário

09:00h às 18:00h – 01 hora de almoço

Valor
R$ 516,00

Nº de vagas: 30

Inscrição online
Clique aqui

A SBM reserva o direito de NÃO formar turma caso o número de inscritos aceitos não atinja o mínimo de 15 alunos.

Local de realização

Sede da Sociedade Brasileira de Microbiologia – SBM
Av. Caxingui, 655 – Vila Pirajussara – SP