Monitoramento Ambiental na produção asséptica e não asséptica

Informações gerais

Dia 24/10/2019

Responsável: Profa. Miriam de Faria Lemos

Carga horária: 8 horas

Apresentação

A produção de medicamentos estéreis exige  procedimentos especiais que visam a manutenção da adequada qualidade de todo um conjunto de fatores que potencialmente afetarão a qualidade do produto  final: matérias primas, pessoal, ambiente devem cumprir elevados critérios microbiológicos.

Não é possível manter um ambiente de fabricação estéril, por isso, um monitoramento ambiental cuidadosamente planejado e executado fornece maior garantia de qualidade de um produto. Ainda que não seja uma medida direta de esterilidade de produtos, fornece dados do perfil microbiano existente nas áreas limpas e dados que permitem identificar novas tendências de contagens microbianas. A avaliação dos dados de controle ambiental é uma importante medida para indicar o estado do controle de um processo, podendo fornecer importantes informações sobre as instalações, o desempenho do sistema de tratamento de ar, procedimentos de paramentarão e limpeza dos operadores, equipamentos e as operações de limpeza, etc.

O controle ambiental e o monitoramento de processos não estéreis por outro lado, variam de programas inexistentes a outros, paralelos com processamento asséptico.  Os dados gerados a partir de alguns programas podem ser de pouco valor para o controle da qualidade microbiológica de ambientes não estéreis em que o produto é fabricado. Uma análise de risco criteriosa é de fundamental importância para assegurar a qualidade destes produtos de modo eficiente e realista.

Objetivos do curso e público alvo

O objetivo deste curso é apresentar e discutir conceitos importantes para implementação de eficientes planos de monitoramento ambiental, para áreas estéreis não estéreis.

O curso é destinado a profissionais envolvidos com controle ou garantia da qualidade  microbiológica de produtos industrializados.

Programa

  • Áreas classificadas: conceitos
  • Monitoramento Ambiental Microbiológico baseado em análise de risco.
  • Determinação dos pontos de coleta e frequencia de amostragem
  • Resoluções e Legislações
  • Métodos de monitoramento microbiológico
  • Validações
  • Avaliação de resultados (tendências): o que fazer com os dados gerados.
  • Limites de alerta e limites de ação.
  • Monitoramento microbiológico na produção de medicamentos não estéreis.

Data

24/10/2019

Prazo para inscrição de 29/11/2018 a 18/10/2019

Horário

24/10/2019 – Das 09:00 às 18:00

Valor
R$ 516,00

Nº de vagas: 30

Inscrição online
Clique aqui

A SBM reserva o direito de NÃO formar turma caso o número de inscritos aceitos não atinja o mínimo de 15 alunos.

Local de realização

Sede da Sociedade Brasileira de Microbiologia – SBM
Av. Caxingui, 655 – Vila Pirajussara – SP