Prêmio ASM

"Comunicação e Divulgação Científica"
Inscrições até 04/08/2019


Durante o 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM) a ser realizado na cidade de Maceió, Alagoas, no período de 06 a 09 de outubro de 2019, será oferecido um prêmio patrocinado pela American Society for Microbiology (ASM) (incluindo a anuidade 2020 da ASM e um eBook da ASM no valor de até 150 dólares) a um(a) jovem microbiologista brasileiro(a) que se destaque ao apresentar seu projeto de pesquisa (em qualquer área da Microbiologia) de forma acessível e informativa (utilizando-se de técnicas de comunicação e divulgação científica).



1. Elegibilidade:
1.1. O candidato ao prêmio deverá estar inscrito no 30º CBM; 1.2. Entende-se por jovem pesquisador qualquer profissional atuando em Microbiologia e que tenha idade inferior a 40 anos;
1.3. O trabalho deverá ser submetido na forma de um texto curto contendo no máximo 500 palavras (incluindo título e autores), que deverá ser redigido em linguagem não-técnica, acessível ao público não-especialista;
1.4. O trabalho deverá ser enviado para o e-mailo divulgamicro@divulgamicro.com.br em PDF aos cuidados da Profa. Dra. Tatiana de Castro Abreu Pinto



2. Além do resumo, cada participante deverá enviar as seguintes informações:
2.1. Nome completo
2.2. Copía do RG
2.3. Formação acadêmica e grau de escolaridade
2.4. Afiliação (instituto/universidade)
2.5. O trabalho deverá representar resultados de trabalhos originais em qualquer área da Microbiologia;
2.6. Serão selecionados até CINCO ( 5 ) trabalhos para apresentação oral durante o 30º CBM. Na ocasião, cada candidato terá 10 minutos para fazer a apresentação de seu trabalho, a qual deverá seguir as mesmas recomendações acima (uso de linguagem simples, não-técnica, acessível mas informativa).
2.7. A apresentação será no dia 08/10 – Das 16:30 às 17:30 na sala Mangaba
2.8. Apresentações que excederem o tempo de 10 min serão desclassificadas.



2. Avaliação dos trabalhos
A comissão avaliadora será composta pela equipe do DivulgaMicro, incluindo a Jovem Embaixadora da ASM no Brasil. A apresentação oral será avaliada de acordo com os seguintes itens com pesos iguais:
- Criatividade
- Estrutura de narrativa
- Conhecimento científico
- Pedagogia
- Potencial de engagamento público
A comissão avaliadora poderá ser alterada caso seja detectado conflito de interesse entre os avaliadores e os trabalhos selecionados.



3. Premiação



4. A premiação, que consistirá na anuidade 2020 da ASM e um eBook no valor de até 150 dólares, acontecerá no dia 09/10 durante a Assembléia Geral do 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia.



5. Questões omissas



Dúvidas ou esclarecimentos eventualmente surgidos na aplicação deste Regulamento serão dirimidos pela Comissão Avaliadora constituída.



Contato para dúvidas:
Tatiana de Castro Abreu Pinto
Professora Adjunta de Microbiologia Médica
Instituto de Microbiologia Paulo de Goes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
tcap@micro.ufrj.br