ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:2577-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong><P>AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ELABORAÇÃO DECARTILHA LÚDICO-EDUCATIVA</P></strong></p><p align=justify><b>Emilyn Costa Conceição </b> (<i>UFPA</i>); <b>Tarcymara Barata Garcia </b> (<i>UFPA</i>); <b>Larisse Regina de Souza Castro </b> (<i>UFPA</i>); <b>Amintas Lopes da Silva Júnior </b> (<i>UFPA</i>); <b>Sheila Santos Dias </b> (<i>UEPA</i>); <b>Karla Valéria Batista Lima </b> (<i>UEPA</i>); <b>Antonio Hernández Gutiérrez </b> (<i>UFPA</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: #00FF; mso-fareast-font-family: 'DejaVu Sans'; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"><STRONG>Introdução:</STRONG></SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: #00FF; mso-fareast-font-family: 'DejaVu Sans'; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"> O estudo sobre os fungos é de elevada importância, visto que estão presentes em nosso cotidiano nas mais diversas formas e lugares. Porém, o conhecimento sobre esses microrganismos tem sido de pouca relevância nos livros didáticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o conteúdo de micologia presente nos livros didáticos do ensino fundamental e elaborar uma cartilha lúdico-educativa. <SPAN style="mso-spacerun: yes">&nbsp;</SPAN><B>Material e Métodos</B>: Analisou-se o conteúdo de micologia presente nos textos, nas ilustrações e nas atividades propostas, em livros didáticos da 6ª série, avaliando-se os conceitos, a contextualização e a estética, servindo para a elaboração de uma cartilha complementar Foram analisados 12 livros editados no período de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><st1:metricconverter ProductID="2005 a" w:st="on">2005 a</st1:metricconverter> 2009. <B>Resultados e Discussão</B><B style="mso-bidi-font-weight: normal">: </B>Constatou-se que poucos livros didáticos apresentam erros conceituais e desatualidades (16,7%). Quanto à contextualização 91,7% dos livros didáticos apresentaram pouco enfoque na linguagem regional e aos aspectos culturais que representam a realidade local. Em 50% dos livros observou-se a despreocupação com a elaboração das imagens, que além de estimulantes podem facilitar a aprendizagem, e não estão relacionados a uma escala <st1:PersonName ProductID="em tamanho real. Jogos" w:st="on">em tamanho real. Jogos</st1:PersonName> educativos e sugestões de experimentos didáticos simples são pouco encontrados nos livros (30%).</SPAN><B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"> </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: #00FF; mso-fareast-font-family: 'DejaVu Sans'; mso-font-kerning: .5pt; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">Conclusão: </SPAN></B><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-language: #00FF; mso-fareast-font-family: 'DejaVu Sans'; mso-font-kerning: .5pt; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">Os resultados demonstram que o conteúdo de micologia não é abordado de modo satisfatório a facilitar o aprendizado, bem como não enfatiza a importância de desses microrganismos. Diante dos resultados obtidos confeccionou-se uma cartilha lúdico-educativa, sugerida como complemento ao conteúdo de micologia e como ferramenta avaliativa e interativa para divulgar a importância do estudo dos fungos nas escolas. Considerando-se as carências textuais encontradas nos livros analisados, a</SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA"> cartilha elaborada </SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: #00FF; mso-fareast-font-family: 'DejaVu Sans'; mso-font-kerning: .5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA">contém histórias em quadrinhos, cruzadinha, caça-palavras, curiosidades, técnicas de experimentos simples, entre outras atividades para enriquecer o conteúdo em questão.</SPAN></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ensino de micologia, cartilha lúdico-educativa, ensino fundamental</td></tr></table></tr></td></table></body></html>