25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2559-1


Área: Virologia ( Divisão P )

CONSTRUÇÃO DE UM VETOR GÊNICO PARA IMUNIZAÇÃO GENÉTICA COM O GENE L2 DO PAPILOMAVÍRUS BOVINO TIPO 1

Elyda Gonçalves de Lima (UFPE); Janaine Cavalcanti Carvalho (UFPE); Felippe Barbosa Gomes (UFPE); Breno Moacir de Albuquerque (UFPE); André Luiz S. Jesus (UFPE); Antonio Carlos de Freitas (UFPE)

Resumo

  Os papilomavírus constituem um grupo de pequenos vírus de DNA caracterizados por induzirem a formação de verrugas ou papilomas numa grande variedade de organismos, incluindo o homem. Estas lesões são em geral benignas, podendo regredir naturalmente ou se transformar em tumores malignos. O papilomavírus bovino tipo 1 e 2 são carcinogênicos e estão relacionados com o câncer da bexiga urinária. O papilomavírus bovino (BPV) tem sido amplamente caracterizado tanto por ser considerado um modelo experimental para o estudo do papilomavírus humano (HPV), quanto por sua grande importância na bovinocultura. Os diversos estudos realizados com modelos animais comprovam claramente que as vacinas de DNA são instrumentos bastante eficaz no controle de infecções virais proporcionando uma forte resposta imune celular e humoral. Conforme seu potencial, a proteína L2 é uma das mais fortes candidatas à aplicação de vacinas profiláticas contra a papilomatose precisamente, por ser responsável pelo encapsidamento do genoma viral. A vacinação com a proteína L2 dos papilomavírus humano tem se mostrar capaz de inzir anticorpos neutralizantes que protegem contra infecções de tipos homólogos, além de reação cruzada contra um variado número de HPVs genitais. Neste trabalho, nos propomos a desenvolver um vetor gênico para imunização genética usando o gene L2 de BPV tipo 1. O gene L2 foi amplificado por PCR utilizando primers específicos a partir do genoma completo de BPV 1 clonado em vetor pAT153. Os produtos gerados por PCR foram clonados no vetor de passagem pGEM-T Easy (Promega), e posteriormente subclonados no vetor de expressão PCI-Neo (Promega). Os clones recombinantes foram analisados quanto à presença dos insertos por meio de digestão enzimática e PCR, gerando a construção pCIL2B1Neo. Esta construção é o primeiro passo para o estabelecimento de uma estratégia vacinal contra a infecção por BPV baseado em imunização genética.

਀㰀倀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 䐀䔀䌀䤀吀Ⰰ 䴀䌀吀Ⰰ 䘀䄀䌀䔀倀䔀ⴀ倀倀 匀唀匀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀愀瀀椀氀漀洀愀瘀爀甀猀 戀漀瘀椀渀漀Ⰰ 䜀攀渀攀 䰀㈀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀 搀攀 䐀一䄀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀