25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2555-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE DGGE NA CARACTERIZAÇÃO DE COMUNIDADES DE ARCHAEA EM SOLOS DO CERRADO TOCANTINENSE

Ana Kleiber Pessoa Borges (UFT); Silvia Martins Salgado (UFT); Paula Benevides de Morais (UFT); Acácio Aparecido Navarrete (CENA); Siu Mui Tsai (CENA)

Resumo

INTRODUÇÃO: A técnica de DGGE permite a separação de fragmentos de DNA com o mesmo tamanho, porém com seqüência de nucleotídeos diferentes, baseada na mobilidade eletroforética de uma molécula de DNA parcialmente desnaturada em géis de poliacrilamida com gradiente crescente de agente desnaturante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade microbiológica de fungos, actinomicetos e outras bactérias do solo do Cerrado tocantinense na área do projeto JAVAES-URUBU, no município de Lagoa da Confusão, TO através da quantificação em meios seletivos, além de verificar a diversidade molecular do grupo Archaea por meio de extração do DNA genômico total do solo pela técnica de DGGE. MATERIAL E MÉTODOS: Amostras dos diferentes solos foram coletadas de 0 a 20 cm de profundidade nas áreas amostrais do projeto JAVAES-URUBU, município de Lagoa da Confusão, estado do Tocantins. Foi realizada extração de DNA genômico de microrganismos de 20 amostras de solo usando o kit Power Soil DNA Extraction (MO BIO, Carlsbad, CA) e quantificado em espectrofotômetro. A amplificação do gene 16S rRNA de Archaea por PCR  foram utilizando-se os iniciadores ARCH21f e ARCH958r  para amplificar uma região específica do gene de 16S rRNA de Archaea com aproximadamente 937 pares de base. As amplificações foram realizadas em termociclador modelo Gene Amp PCR System 9700 (Applied Biosystems). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os amplicons gerados a partir da PCR com os iniciadores ARCH21f e ARCH958r e ARCH340fGC e ARCH519r  foram separados por DGGE. Nas condições estabelecidas, foi possível obter perfis de comunidades de Archaea em solos naturais para 15 amostras de DNA extraídas diretamente dos solos sob os diferentes sistemas de uso da terra estudados. Os perfis gerados para as comunidades de Archaea quanto à avaliação comparativa das bandas evidenciou-se padrão de bandas característico para as comunidades de Archaea do solo presentes em solos sob cada sistema de uso da terra estudado.  CONCLUSÕES: O efeito antropogênico de desmatamento do Cerrado e uso do solo para agricultura na área do projeto JAVAES-URUBU, avaliado por meio da técnica de DGGE, evidenciou dissimilaridades entre as estruturas de comunidades de Archaea presentes nesses ambientes e aquelas encontradas sob solo de Cerrado “Stricto sensu” e áreas de plantio convencional de arroz, sugerindo que a conversão de áreas nativas para cultivadas altera a diversidade das comunidades de Archaea do solo.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀∀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀∀㸀㨀 匀漀氀漀Ⰰ 䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀䄀爀挀栀愀攀愀㰀⼀䤀㸀Ⰰ 䐀䜀䜀䔀Ⰰ ㄀㘀匀 爀刀一䄀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀伀䰀伀Ⰰ 䌀䔀刀刀䄀䐀伀Ⰰ 䄀刀䌀䠀䄀䔀䄀Ⰰ 䐀䜀䜀䔀Ⰰ ㄀㘀匀 爀刀一䄀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀