25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2538-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

IDENTIFICAÇÃO DE PROTEASES NA BACTÉRIA HALOFÍLICA HALOBACILLUS BLUTAPARONENSIS. 

Anderson Fragoso dos Santos (IMPPG/UFRJ); Vanessa Marques Alvarez (IMPPG/UFRJ); Roberta dos Santos Valle (IMPPG/UFRJ); Lucy Seldin (IMPPG/UFRJ); André Luiz Souza dos Santos (IMPPG/UFRJ)

Resumo

Proteases são encontradas em vários microrganismos, como vírus, bactérias, protozoários, leveduras e fungos. A impossibilidade na obtenção, em grande escala, de proteases de plantas e animais atenderem à demanda mundial de enzimas têm levado a um interesse cada vez maior pelas proteases de origem microbiana. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar proteases que possam ser produzidas por uma nova espécie de bactéria, que apresenta as seguintes características: halofílica moderada, Gram-positiva e formadora de esporos, designada Halobacillus blutaparonensis. Essa bactéria foi isolada de raiz de Blutaparon portulacoides, que é uma erva perene e rizomatoza de região costeira, encontrada na faixa de areia paralela à linha da praia na Restinga de Jurubatiba - região norte do Estado do Rio de Janeiro. B. portulacoides é também de grande interesse medicinal, devido à presença de flavonóis, irisona B, sitosterol, ácido vanílico e os esteróides estigmasterol, sitosterol e campesterol. Foi identificada nessa nova estirpe bacteriana, a produção de uma protease que possui um peso molecular de aproximadamente 70kDa;  atividade num amplo espectro de pH, que varia de 2,0 a 9,0; e ainda mantém atividade em diferentes concentrações de sal , que variam de 0,5% a 10% de NaCl. Mais testes para averiguar o potencial de atividade dessa protease e a qual classe ela pertence, ainda estão sendo feitos. A maneira como essas enzimas podem responder a esse leque de condições ambientais sem perder a boa atividade, talvez seja o próximo passo na busca de “super-enzimas” para práticas industriais, já que muitas dessas práticas não utilizam somente condições extremas de salinidade, temperatura ou pH, mas sim, processos com ampla variações nessas condições. A forma como esses microrganismos se adaptam a variações de salinidade e como essas enzimas suportam ambientes variados é fundamental para muitas áreas da biotecnologia.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀 ㌀㔀⸀㄀㔀瀀琀  瀀琀 ㌀㄀⸀㐀㔀瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀㔀瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ圀䔀䤀䜀䠀吀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 眀椀渀搀漀眀琀攀砀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䈀漀漀欀 䄀渀琀椀焀甀愀✀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀氀甀琀愀瀀愀爀漀渀 瀀漀爀琀甀氀愀挀漀椀搀攀猀Ⰰ 䠀愀氀漀戀愀挀椀氀氀甀猀 戀氀甀琀愀瀀愀爀漀渀攀渀猀椀猀Ⰰ 栀愀氀漀昀氀椀挀漀Ⰰ 洀椀挀爀漀漀爀最愀渀椀猀洀漀Ⰰ 瀀爀漀琀攀愀猀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀