25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2509-1


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

UTILIZAÇÃO DA LEVEDURA PICHIA PASTORIS NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE VIRUS-LIKE PARTICLES BASEADAS NA PROTEÍNA CAPSIDIAL L1 DE BPV 2.

Filipe Colaço Mariz (LEMTE/UFPE); Marcelo Nazário Cordeiro (LEMTE/UFPE); André Luíz Santos de Jesus (LEMTE/UFPE); Júlia Furtado Campos (LEMTE/UFPE); Eliane Campos Coimbra (LEMTE/UFPE); Antonio Carlos de Freitas (LEMTE/UFPE)

Resumo

Os papilomavírus (PVs) estão dispersos entre os vertebrados e se diversificaram ao longo da história evolutiva desse grupo. São vírus que infectam queratinócitos e fibroblastos, causando tumores benignos na pele, no tecido mucoso e podendo conduzir a processos neoplásicos. O papilomavírus bovino tipo 2 (BPV 2) causa lesões cutâneas e câncer de bexiga em bovinos e sarcóide em equinos, o que resulta em prejuízos econômicos significativos aos pecuaristas. Embora não exista, até o momento, tratamento ou vacinas contra essas doenças, abordagens utilizando a expressão heteróloga da proteína L1, capaz de formar virus-like particles (VLPs), estão em uso para humanos. Neste trabalho, avaliamos a possibilidade do uso de Pichia pastoris para a expressão da proteína L1 de BPV 2. Primers específicos, contendo sítios de restrição para direcionar a clonagem em vetor de expressão pPICZA e a sequência consenso de expressão em levedura, foram desenhados para amplificar o gene L1 a partir do genoma completo de BPV 2. O produto da reação de PCR foi utilizado para clonagem no vetor pGEM-T Easy e subclonagem no vetor pPICZA, dando origem à construção pPICZAL1B2. A presença e orientação do inserto, bem como sua fase de leitura no cassete, foram analisados por PCR, digestão enzimática e sequenciamento. Esta construção foi utilizada para transformação de leveduras P. pastoris por eletroporação. Os transformantes foram semeados em placas YPDS acrescido de Zeocina e a PCR de colônia com primers complementares às regiões do vetor pPICZA que flanqueiam o inserto L1 confirmou a integração do cassete de expressão no genoma das células hospedeiras. Posteriormente, foi realizado o crescimento e induçãos em frascos dos transformantes utilizando meio com metanol a 2% por 120 horas. A partir da extração de RNA e proteína total, foram detectadas, respectivamente, a expressão do gene L1 mediante RT-PCR e a proteína L1 por meio de Dot Blot utilizando anticorpo (anti-His) contra a cauda de poli-histidina fusionada à proteína L1. Os resultados confirmam a obtenção de clones recombinantes capazes de produzir a proteína L1 de BPV 2. Este é um passo fundamental para o estabelecimento de P. pastoris como uma plataforma para a produção de VLPs, visando o desenvolvimento de estratégias vacinais contra o BPV.

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀䄀倀伀䤀伀㨀 䌀一倀焀Ⰰ 倀䤀䈀䤀䌀⼀唀䘀倀䔀 攀 倀倀䜀䜀⸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀倀嘀 ㈀Ⰰ 嘀䰀倀Ⰰ 倀椀挀栀椀愀 瀀愀猀琀漀爀椀猀Ⰰ 瀀爀漀琀攀渀愀 䰀㄀Ⰰ 瘀愀挀椀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀