25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2490-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

DEGRADAÇÃO DE PENAS POR COMUNIDADES MICROBIANAS OTIMIZADA PELO PLACKETT BURMANN

Filipe Araujo de Paula (UFRGS); Danielle Campiol Arruda (UFRGS); Carlos Termignoni (UFRGS); Alexandre José Macedo (UFRGS)

Resumo

As maiores fontes de queratina disponível provem das aves, através do acúmulo de milhões de toneladas de penas de aves   por ano provenientes de frigoríficos e aviários. Frente a este panorama observa-se a necessidade da busca por alternativas mais eficientes ao método termo-mecânico atualmente utilizado para a degradação da rígida estrutura composta por mais de 90% dessa substância. O tratamento comumente aplicado a estes resíduos, que além de demorado e de possuir um alto custo, destrói aminoácidos essenciais como lisina, triptofano e metionina, logo compromete o valor agregado do produto resultante. Dessa forma, buscamos desenvolver uma alternativa enzimática com alta atividade queratinolítica provenientes de consórcios microbianos. Tratando-se da utilização de comunidades microbianas para a finalidade proposta, testaremos o planejamento experimental Plackett Burmann (PB) para verificar a influência de diferentes microrganismos simultaneamente, com um número reduzido de experimentos. Até o presente momento foi realizada uma triagem na coleção existente visando atividade queratinolítica. Foram testados 32 isolados, os quais inoculados em meio tampão fosfato de sódio 10mM pH 7,0 contendo somente uma pena como recurso de carbono. Durante sete dias foi analisado o crescimento microbiano via absorbância em 600nm. Observou-se que os isolados denominados AF18, AF10, AF13A, AF5B, AF7 E AF12 apresentaram um crescimento mais elevado e constante. Desse experimento prévio geramos uma coleção que posteriormente poderá ser testada em consórcios microbianos. Experimentos prévios demonstraram o aumento do nível de degradação de farinha de pena, até 71,8%, comparada com as cepas individualmente, variando entre 12,8% e 58,8%. Esses resultados demonstram que a vida em consórcio é benéfica e pode ser fruto para aplicações biotecnológicas. Como perspectivas do trabalho, visamos entender o papel de cada microrganismo dessa comunidade, bem como explorar outras atividades enzimáticas desses microrganismos, sendo auxiliado pelo método de planejamento experimental Plackett Burmann na otimização dos consórcios microbianos desenvolvidos.
਀㰀䠀㔀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  椀渀  椀渀 ㄀ 瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ圀䔀䤀䜀䠀吀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀ 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀ 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀 挀栀愀瘀攀猀㨀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ圀䔀䤀䜀䠀吀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀ 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀㸀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀爀愀琀椀渀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀椀挀爀漀戀椀愀渀愀Ⰰ 倀氀愀挀欀攀琀琀 䈀甀爀洀愀渀渀Ⰰ 搀攀最爀愀搀愀漀 搀攀 瀀攀渀愀猀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䠀㔀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀爀愀琀椀渀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀椀挀爀漀戀椀愀渀愀Ⰰ 倀氀愀挀欀攀琀琀 䈀甀爀洀愀渀渀Ⰰ 搀攀最爀愀搀愀漀 搀攀 瀀攀渀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀