25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2455-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

EFEITO DE BIOCIDAS SOBRE O CRESCIMENTO DE ASPERGILLUS SP, PHIALOPHORA SP, PENICILLIUM SP, ISOLADOS DO CONVENTO FRANCISCANO SANTO ANTÔNIO DE CAIRU-BA.

Taise dos Santos França (UNIME); Adriano Braga dos Santos (UNIME); Alessandra Argôlo Espírito Santo (UNIME)

Resumo

A biodeterioração de monumentos históricos configura um problema ameaçador com uma ocorrência ampla no mundo. Em locais de clima tropical, como o Brasil, alcança níveis preocupantes, com condições favoráveis ao crescimento de microorganismos como fungos, que atuam na biodeterioração. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar ensaios em laboratório a fim de avaliar a eficácia dos biocidas Sulfato de Cobre (CuSO4) e Sulfato de Zinco (ZnSO4) no combate aos fungos das espécies Aspergillus sp, Phialophora sp e Penicillium sp, que atuam na biodeterioração no Convento Franciscano de Santo Antônio de Cairu-Ba comparando-os com Timol (C10H14O) e Vancid,(N-Alquil-Benzil-Dimetil-amonia), bem como definir a concentração mais eficaz. Para tanto, amostras das espécies em estudo foram coletadas culturas puras e cultivadas em meio de cultura Ágar Sabouraud Dextrose, utilizando a técnica de colônia gigante. Após o período de 5 dias, foi preparado o meio Ágar Sabouraud Dextrose adicionado às soluções de biocida nas concentrações 0,25, 0,5, 1,0, 1,5 e 2,0%. De cada placa de cultivo retirou-se 5 discos de micélio, e expostos ao meio adicionado ao biocida. O crescimento dos micélios foi medido diariamente por 10 dias e após 1 mês, e comparados com os controles contendo meio de cultura sem adição de biocida. A partir da análise do crescimento dos micélios, foi elaborada uma matriz no EXCEL e os dados foram tratados estatisticamente no programa STATISTICA versão 7.0. Para as espécies em estudo, o biocida que obteve menor eficácia foi o Vancid, apresentando crescimento em todas as concentrações. Porém, os biocidas Timol, Sulfato de Zinco e Sulfato de Cobre, apresentaram-se mais eficazes, inibindo o crescimento do micélio fúngico nas concentrações 0,25%, 0,5%, 1,0%, 1,5% e 2,0%. Este trabalho pôde comprovar a eficácia dos biocidas sugeridos Sulfato de Cobre e Sulfato de Zinco, podendo definir estes, como os melhores biocidas, pois além de não serem tóxicos nas concentrações testadas, apresentam alta eficácia mesmo em concentrações baixas. A concentração de 1,0% foi a mais eficaz, destacando-se como o limite mínimo para provocar uma inibição relevante do crescimento do micélio. Este trabalho servirá de base para futuras intervenções na área de Conservação e Restauro de monumentos históricos, mostrando a importância da interdisciplinaridade.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䐀攀昀愀甀氀琀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀唀吀伀匀倀䄀䌀䔀㨀 椀搀攀漀最爀愀瀀栀ⴀ渀甀洀攀爀椀挀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 䈀椀漀搀攀琀攀爀椀漀爀愀漀⸀ 䈀椀漀挀椀搀愀猀⸀ 䘀甀渀最漀猀⸀ 㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀䔀一ⴀ唀匀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀䴀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀⸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀椀漀搀攀琀攀爀椀漀爀愀漀Ⰰ 䈀椀漀挀椀搀愀猀Ⰰ 䘀甀渀最漀猀Ⰰ 䴀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀