25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2447-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO  DE BIOPOLÍMERO POR XANTHOMONAS SP.S6 E XANTHOMONAS CAMPESTRIS PV. CAMPESTRIS 247 UTILIZANDO O MELAÇO.

Elisiane Cristina Andrade Reis (ITP); Maysa de Araujo Pereira (ITP); César Bündchen Záccaro de Oliveira (ITP); Judson Wallace Silva (UNIT); Jamile Leite Rodrigues (ITP); Maira Santos Silva (UNIT); Nilmara Santana de Oliveira (ITP); Francine Ferreira Padilha (ITP)

Resumo

 Goma xantana é um biopolímero produzido por fermentação da bactéria de gênero Xanthomonas sp.quando submetidas a condições especiais como  estresse alcalino,agitação, níveis de nitrogênio disponíveis diferentes fontes de carbono.Sua produção industrial atual é usada com a  sacarose sendo a  fonte de carbono sintética.Porém  a remediação de resíduos industriais vem ganhando espaço principalmente pelo fator econômico.Na indústria produtora de açúcar aparece o  melaço como subproduto da indústria de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto. A goma xantana tem elevado interesse nos diversos setores industriais, dada seu excelente comportamento pseudoplástico mesmo em soluções aquosas com baixas concentrações. È utilizada como gelificante ,espessante,dentre outras propriedades . O propósito deste estudo é avaliar o potencial de produção de exopolissacarídeo por duas linhagens de Xanthomonas sp, utilizando o melaço como fonte de carbono e diferentes sais como fonte inorgânica.. As linhagens utilizadas foram Xanthomonas sp. S6 e Xanthomonas campestris pv campestris 247,foram inoculadas separadamente em erlenmeyers contendo meio YM cada, sob agitação de 150 rpm a 28ºC por 24 horas.O meio fermentativo contendo 86 mL de solução  com melaço previamente tratado á 5°Brix, foi adicionado ao inoculo incubado em Shaker à 200 rpm por 96 horas à 28ºC.O polímero  obtido foi precipitado com etanol (1:3 v/v),seco na estufa e macerado. A viscosidade aparente foi feita com soluções aquosas a 3% e feita a reologia. Na curva de crescimento foi utilizado um comprimento de onda de 560 nm, uma agitação de 150rpm para o inoculo durante 60 horas.A produção de biopolímero foi  de   11,33 g/l-1 e 11,36 g/L-1 para  S6 e 247 respectivamente.As cepas apresentaram quantidades semelhantes de produção porém a analise reológica da viscosidade obteve valores de 1070 e 936 mPas-s para S6 E 247  respectivamente. .A reologia obteve valores favoráveis quando comparados entre ambas e melhores ainda quando a valores de goma comercial (105 mPas-s) observados a uma mesma taxa de cisalhamento. No crescimento microbiano obteve-se uma absorbância de 0,983 em 247 e de 1,028 para S6 no tempo máximo. Portanto no estudo ficou evidente a eficácia da bioconversão do resíduo da indústria açucareira em goma xantana,evidenciado pelo alto valor de produção  bem como a viscosidade aparente superior a  da goma comercial.Dessa maneira torna-se bastante interessante estudos subseqüentes sobre o  melaço  e as xanthomonas  sp, fazendo necessário  testes com outras linhagens aprofundando as análises. 

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀

 

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㄀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㄀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀㰀匀吀刀伀一䜀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㨀㰀⼀匀吀刀伀一䜀㸀 伀猀 愀甀琀漀爀攀猀 愀最爀愀搀攀挀攀洀 愀漀 愀甀砀氀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 攀 搀攀 戀漀氀猀愀猀 搀愀 䌀䄀倀䔀匀ⴀ倀刀伀䌀䄀䐀 一䘀 攀 愀 䘀䄀倀䤀吀䔀䌀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀最漀洀愀 砀愀渀琀愀渀愀Ⰰ 洀攀氀愀漀Ⰰ 戀椀漀瀀漀氀洀攀爀漀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀