25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2433-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

PRODUÇÃO DE POLIHIDROXIALCANOATO CONTENDO MONÔMEROS DE CADEIA CURTA E MÉDIA POR LINHAGENS RECOMBINANTES DE PSEUDOMONAS PUTIDA ABRIGANDO GENE PHAC (PHA SINTASE) DE RALSTONIA EUTROPHA.

Lucas Waldvogel Cardoso (ICB/USP); José Gregório Cabrera Gomez (ICB/USP); Rogério de Souza Gomes (ICB/USP); Luiziana Ferreira da Silva (ICB/USP)

Resumo

Polihidroxialcanoatos (PHA) são poliésteres acumulados por bactérias como material de reserva de carbono e energia. Esses polímeros despertam interesse industrial uma vez que apresentam propriedades termoplásticas. Poli-3-hidroxibutirato (P3HB) é o mais conhecido dos PHA, entretanto apresentam propriedades mecânicas que limitam sua aplicação na produção de filmes plásticos devido ao baixo alongamento para ruptura que apresentam. Pseudomonas produzem PHA contendo monômeros de cadeia média (HAMCL) que são elastômeros. A incorporação de monômeros HAMCL a um polímero contendo 3HB como principal constituinte permite aumentar seu alongamento para ruptura, possibilitando a produção de filmes plásticos. Neste trabalho, o gene phaC (PHA sintase) de Ralstonia eutropha, uma bactéria produtora de P3HB, foi amplificado utilizando técnica de PCR e clonado no vetor pGEM Teasy. O fragmento de DNA contendo o gene phaC foi transferido do vetor pGEM Teasy para o vetor de amplo espectro de hospedeiros pBBR1MCS-2 após digestão com a enzima de restrição EcoRI. O novo plasmídeo pBBR1MCS-2::phaC foi inserido em E. coli S17-1 pela técnica de transformação por choque térmico e posteriormente transferido para mutante de Pseudomonas putida deficiente no acúmulo de PHA por conjugação. A linhagem recombinante foi capaz de acumular cerca de 20% e 9% de PHA a partir de glicose e octanoato, respectivamente. O polímero produzido continha cerca de 92 mol% de unidades 3HB e o restante de unidades HAMCL. Os resultados demonstram que P. putida é capaz de produzir monômeros 3HB independentemente da expressão de genes que levam a síntese de 3HB (phaA e phaB, respectivamente codificando b-cetotiolase e 3-cetoacil-CoA redutase NADPH dependente), além disso é capaz de produzir um copolímero de P3HB-co-HAMCL tanto a partir de carboidratos como de ácidos graxos quando o gene de PHA sintase de R. eutropha é nela expresso.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 倀爀漀䔀瘀攀 唀匀倀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀漀氀椀栀椀搀爀漀砀椀愀氀挀愀渀漀愀琀漀猀Ⰰ 倀䠀䄀 猀椀渀琀愀猀攀Ⰰ 倀猀攀甀搀漀洀漀渀愀猀 瀀甀琀椀搀愀Ⰰ 刀愀氀猀琀漀渀椀愀 攀甀琀爀漀瀀栀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀