25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2428-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ISOLADOS CLÍNICOS DO GÊNERO STENOTROPHOMONAS ATRAVÉS DOS GENES 16SRRNA, UVRB E NIFH.

Vinícius Godoy Cerezer (FM-USP); Patricia Locosque Ramos (CPB-USP); Rafael Costa Santos Rocha (ICB-USP); Nathália Fernandes Gonçalves Machado (ICB-USP); Heloiza Ramos Barboza (ICB-USP); José Gregório Cabrera Gomez (ICB-USP); Jacyr Pasternak (HI Albert Einstein); Carlos Alberto Moreira-filho (FM-USP)

Resumo

As Stenotrophomonas são comumente encontradas na rizosfera de plantas e trato respiratório de pacientes com doenças pulmonares crônicas ou imunodeprimidos. A espécie S. maltophilia tem sido alvo de uma série de estudos sobre a resistência a múltiplas drogas, já que esta associada a vários casos de óbitos em bacteremias, endocardites, e infecções do trato respiratório, principalmente em pacientes gravemente debilitados, imunodeprimidos ou com fibrose cística. Os métodos clássicos da taxonomia polifásica, tais como a hibridação DNA-DNA, Amplified Fragment Lenght Polymorphism (AFLP) e o sequenciamento do 16S rRNA tem auxiliado no estabelecimento da taxonomia de Stenotrophomonas.

਀㰀倀㸀一漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀猀琀甀搀漀 椀猀漀氀愀搀漀猀 挀氀渀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀漀 攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 最攀渀攀猀 ㄀㘀匀 爀刀一䄀 攀 㰀䔀䴀㸀甀瘀爀㰀⼀䔀䴀㸀䈀⸀ 䘀漀椀 昀攀椀琀漀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 挀氀渀椀挀漀猀 攀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀☀渀戀猀瀀㬀 搀攀琀攀挀漀 搀漀 最攀渀攀 㰀䔀䴀㸀渀椀昀㰀⼀䔀䴀㸀䠀Ⰰ 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀琀攀 琀攀猀琀攀 昀漀椀 渀攀最愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 挀氀渀椀挀漀猀 攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀㰀⼀倀㸀

A partir da análise da árvore filogenética de 16S rRNA constituída por todas as linhagens-tipo, os isolados clínicos e o outgroup, foi possível observar a formação de dois grandes grupos. O primeiro grupo é formado por S. maltophilia, S. africana e todos isolados deste trabalho, já o segundo grupo é formado apenas pelas linhagens-tipo das espécies de origem ambiental. A análise da árvore de uvrB, constituída por todas as linhagens-tipo, os isolados clínicos e o outgroup, poderia ser interpretada como conflituosa quando comparada com os resultados obtidos através da árvore de 16S rRNA, no entanto, esse resultado pode ser explicado devido ao fato de o fragmento amplificado do gene uvrB apresentar tamanho em torno de 1200pb e a região sequenciada foi somente de 300pb, dessa forma um fragmento tão reduzido pode não ser informativo o suficiente ou incongruente para a taxonomia do gênero Stenotrophomonas. A não amplificação do gene nifH é uma evidência da possível perda do conjunto de genes nif pelos isolados clínicos. Do ponto de vista evolutivo, esta alteração genômica é muito importante para os isolados clínicos que não necessitam fixar nitrogênio para sobreviver nos hospedeiros. Dessa forma, os mutantes para os genes nif crescem e multiplicam-se mais rapidamente, apresentando grande vantagem para colonizar hospedeiros quando comparados a linhagens ambientais que apresentam os genes nif e fixam nitrogênio.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 䤀䤀䔀倀䄀䔀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀㄀㘀匀爀刀一䄀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 洀漀氀攀挀甀氀愀爀Ⰰ 栀漀甀猀攀欀攀攀瀀椀渀最Ⰰ 渀椀昀䠀Ⰰ 匀琀攀渀漀琀爀漀瀀栀漀洀漀渀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀