25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2416-3


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

CLONAGEM DO SISTEMA DE PARTIÇÃO PARB EM PLASMÍDEO DE AMPLO ESPECTRO DE HOSPEDEIRAS

Ronaldo Biondo (USP); Ilana Racowski (USP); Diogo Pinetti Marquezoni (USP); Elisabete José Vicente (USP); Ana Clara Guerrini Schenberg (USP)

Resumo

 O fragmento gênico parB, originário do plasmídeo R1 de E. coli, codifica 3 genes: (i) hok (host killing), que codifica uma toxina letal, cujo RNAm é estável; (ii) mok (modulation of killing), que apresenta fase de leitura sobreposta à da sequência hok, sendo necessário para a expressão e tradução de hok, e (iii) sok (suppression of killing), que codifica um pequeno RNA anti-senso (instável) ao RNAm hok, o que bloqueia a tradução da proteína letal Hok. Quando o plasmídeo portador de parB é perdido pela célula ou ocorre falha durante a segregação, ocorre rápida degradação do RNA anti-senso sok, ocasionando a tradução do RNAm mok-hok e, portanto, a produção da toxina Hok, provocando a morte celular. Com o objetivo de aumentar a estabilidade segregacional do plasmídeo de amplo espectro de hospedeiras pCM2, construído em trabalhos anteriores do nosso grupo e que necessita de pressão seletiva para manter-se na bactéria hospedeira, foi clonado o fragmento parB, em substituição ao fragmento MOB, codificador de mobilização plasmidial em pCM2. Para tanto, a sequência codificadora de parB foi amplificada por PCR utilizando iniciadores específicos com sitos de restrição enzimática NarI e AatII (desenhados neste trabalho) e como molde o vetor pOU61. O amplicon foi clonado no vetor comercial pCR2.1TOPO e sequenciado, originando o plasmídeo pPAR. Posteriormente, o fragmento parB foi  isolado do vetor pPAR. O plasmídeo pCM2 foi digerido enzimaticamente com as enzimas NarI e AatII, o que ocasiona a liberação do fragmento MOB, e neste sítio foi sub-clonado o fragmento parB, gerando o vetor final pCM3 com dupla vantagem: (i) portador da sequência parB, codificadora de estabilidade segregacional e (ii) sem o fragmento MOB, o que evita a passagem do plasmídeo pCM3 para outras bactérias por meio de conjugação. 

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 嘀愀氀攀 搀漀 刀椀漀 䐀漀挀攀⸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 最攀渀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀最爀攀最愀漀Ⰰ 瀀愀爀䈀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀