25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2356-3


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

DETRMINAÇÃO DA HABILIDADE DAS CEPAS DE SALMONELLA SPP, ISOLADAS DE CARNE BOVINA PARA EXPORTAÇÃO, EM INFECTAR CÉLULAS INTESTINAIS DE HUMANOS - CACO-2.

Angela Palamin Azevedo (FCF - USP); Bruna Carrer Gomes (FCFRP - USP); Katia Leani Oliveira de Souza Silva (FCF - USP); Marina Rezende Rodrigues (FCFRP - USP); Auro Nomizo (FCFRP - USP); Elaine Cristina Pereira de Martinis (FCFRP - USP); Maria Teresa Destro (FCF - USP); Mariza Landgraf (FCF - USP); Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco (FCF - USP)

Resumo

O Brasil é um importante exportador de carne bovina in natura, dentro de um mercado competitivo, o que implica no estabelecimento de inúmeros requisitos quanto à sua inocuidade. A carne está exposta a contaminações em todas as fases do seu processamento tecnológico, particularmente nas operações em que é mais manipulada, e sempre que não são tomados cuidados especiais em relação às Boas Práticas de Fabricação. Este estudo teve como objetivo determinar a habilidade das cepas de Salmonella spp para infectar células do epitélio intestinal de humanos Caco-2. Os 26 sorovares testados foram isolados de amostras coletadas de 200 bovinos de um abatedouro no estado de São Paulo, Brasil, provenientes de couro (co) do animal logo após a sangria ser realizada, da carcaça (caI) do mesmo animal após a esfola e da mesma carcaça (caII) após o toalete, antes da refrigeração. Para a detecção e caracterização das cepas foi utilizado o Método ISO 6579:2002 e para o teste de invasão as células Caco-2 (confluentes) foram transferidas para placas de 24 poços (105 células/poço) e incubadas por 24hs. As cepas S.Typhimurium ATCC14028 e Escherichia coli K12 foram utilizadas, respectivamente, como controle positivo e negativo de invasão. Os sorovares identificados foram: 2 Typhimurium (1 co e 1 caII), 14 Give (8 co, 3 caI e 3caII), 4 enterica (3 co e 1 caI), 4 Abaetetuba (3 co e 1 caI), 1 Agona (co) e 1 Dublin (co). Para obtenção dos resultados observou-se a internalização bacteriana que foi expressa como eficiência de invasão (IE). O número de bactérias interiorizadas após 3hs de contato foi calculado em porcentagem, de acordo com o inóculo inicial de cada cepa. O IE do controle positivo foi de 2,92% e do negativo de 0,014%, de modo que somente 2 cepas, enterica (co - animal 6) e Abaetetuba (caI - animal 90), obtiveram um IE maior do que o controle positivo, apresentando um IE de 6,18 e 3,04% respectivamente. Os IE dos outros sorovares variaram de 0,07 a 1,59%, ficando abaixo do controle positivo. Adesão às células epiteliais é decisiva para a sobrevivência e posterior colonização de um patógeno. Os resultados obtidos evidenciam que os sorovares de Salmonella isolados de bovinos apresentam diferentes perfis de invasão às células Caco-2 sendo que maior parte apresentou uma baixa eficiência de invasão, ou seja, um baixo potencial patogênico.

਀㰀倀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀㨀 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 䌀一倀焀 攀 䘀䄀倀䔀匀倀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀挀漀ⴀ㈀Ⰰ 䌀愀爀渀攀 戀漀瘀椀渀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀琀愀漀Ⰰ 䤀渀昀攀挀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 倀愀琀漀最攀渀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 匀愀氀洀漀渀攀氀氀愀 猀瀀瀀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀