ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:2270-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong>VISÃO DOS ESTUDANTES DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA SOBRE OS MICRORGANISMOS</strong></p><p align=justify><b><u>Matheus Loureiro Santos </u></b> (<i>UFV</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><P align=justify>Os microrganismos são seres ubíquos, presentes em todos os ambientes da Terra. Executam inúmeras funções benéficas ao Ecossistema Terrestre, tais como a ciclagem de nutrientes, mas, de uma maneira geral, são lembrados apenas pela capacidade de provocar patologias em seres humanos. Nos anos finais da década de 90 foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que constituem diretrizes elaboradas pelo Ministério da Educação visando à orientação do ensino básico no país. Uma das determinações desses parâmetros é a inclusão dos temas transversais no Ensino Fundamental. Na disciplina Ciências inclui-se o tema transversal meio ambiente, onde se preconiza o estudo das relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias, além de oferecer subsídios para a formação de atitudes de respeito à integridade ambiental, observando-se o longo período de formação dos ambientes naturais. Enfatiza também a compreensão do papel da reciclagem no funcionamento da natureza. Tendo em vista essas diretrizes, objetivou-se com esse trabalho verificar se alunos dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental correlacionam a presença de microrganismos aos inúmeros processos ambientais presentes no seu dia a dia. Foram utilizados questionários aplicados em 4 escolas do município de Viçosa, MG. Esses questionários continham questões discursivas versando sobre a importância dos microrganismos. Verificou-se que mais de 90 % dos alunos consideram que a única função dos microrganismos é provocar doenças. Além disso, verificou-se que a quase totalidade dos alunos consideram que a maioria dos microrganismos são patogênicos. Aproximadamente 7 % dos alunos consideram como funções microbianas, além da patogenia, a decomposição da matéria orgânica, mas mesmo dentro dessa parcela, não foram observadas considerações sobre a ciclagem dos nutrientes. Observa-se com esses resultados que apesar de uma década já haver sido decorrida desde a elaboração dos PCN, os alunos continuam apresentando dificuldades em relacionar os diferentes conteúdos vistos em ciências, tais como o estudo dos diferentes grupos de seres vivos, com os fenômenos ambientais que os cercam.Isso pode demonstrar ainda dificuldades dos professores em seguir as novas orientações de ensino trazidas pelos PCN.</P></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ciências, ensino, microrganismos, PCN, temas transversais</td></tr></table></tr></td></table></body></html>