25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2121-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

PROTOZOARIOS CILIADOS E AMEBOIDES: DETECÇÃO EM AGUA DE CISTERNA DE CAPTAÇÃO DE CHUVA NO SEMI-ARIDO PARAIBANO

Rosalia Severo de Medeiros (UFCG-PATOS(PB)); Helton Charllys B. Cardoso (UFCG-PATOS(PB)); Nureyev F. Rodrigues (UFCG-PATOS(PB)); Monica Andrade Mattos (UFCG-PATOS(PB)); Jose Cezario de Almeida (UFCG-PATOS(PB)); Luciana Moura de Assis (UFCG-PATOS(PB))

Resumo

A captação de agua de chuva em cisternas possui grande aplicação em regiões de baixa pluviosidade como o semi-arido do nordeste brasileiro, porem ainda apresenta implicações quanto à sua qualidade. O Programa Um Milhão de Cisternas construiu na Paraiba 7.464 cisternas no periodo de 2003 a 2005, sendo 111 destas no municipio de Cajazeiras-PB. Ao cair em forma de chuva a agua arrasta impurezas do proprio alem de outras substancias que podem alterar sua qualidade. Apesar de sua simplicidade, os protozoarios apresentam um organização notavel e suas adaptações lhes tem permitido a invasão de diversos habitats. Muitos destes veiculados pela agua são responsaveis por diversas doenças entericas, como amebiase ou ainda por doenças oportunistas causadas por amebas de vida livre. Apesar dos riscos à saude humana, as pesquisas de protozoarios em agua para o consumo humano ainda são muito escassas. Diante de tais evidencias o trabalho presente teve por objetivo detectar a presença de protozoarios ciliados e ameboides em aguas de cisternas de captação de chuva destinadas ao abastecimento humano em tres comunidades rurais do municipio de Cajazeiras-PB. As amostras foram colhidas no periodo de estiagem entre os meses de junho a dezembro de 2007 das comunidades de Santo Antonio, Catole dos Gonçalves e Catole dos Macieis e conduzidas ao Laboratorio de Zoologia da Universidade Federal de Campina Grande. Ao serem retiradas as amostras eram embaladas em papel aluminio, de forma a evitar sua exposição à luz e encaminhadas ao laboratorio onde permaneciam por um periodo de 10 a 20 dias, sob condições normais de temperatura e ambiente. A pesquisa considerou simplesmente a presença ou ausencia de protozoarios ciliados e ameboides e os resultados foram analisados por estatistica descritiva. Foi verificada a presença de protozoarios ciliados na forma trofozoitica em 56,67% das amostras de agua analisadas. Os resultados estatisiticos demonstraram que a presença de ciliados foi maior que a de ameboides, nas tres comunidades. Portanto, o percentual para a presença destes protozoarios mostrou-se variavel, sendo o percentual de cialiados mais elevado que o percentual das amebas; e pode-se concluir tambem que a presença desses protozoarios nas amostras sinaliza condições favoraveis ao seu desenvolvimento dentro das cisternas, como a presença de alimento(bacterias) e materia organica em decomposição.

਀㰀倀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀Ⰰ 吀椀洀攀猀Ⰰ 猀攀爀椀昀∀㸀倀刀伀䈀䔀堀⼀唀䘀䌀䜀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀

Palavras-chave: protozoarios, ciliados, ameboides, agua de cisternas, semi-arido.

਀㰀倀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀刀伀吀伀娀伀䄀刀䤀伀匀Ⰰ 䌀䤀䰀䤀䄀䐀伀匀Ⰰ 䄀䴀䔀䈀伀䤀䐀䔀匀Ⰰ 䄀䜀唀䄀 䐀䔀 䌀䤀匀吀䔀刀一䄀Ⰰ 匀䔀䴀䤀ⴀ䄀刀䤀䐀伀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀