25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2112-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

PRODUÇÃO DE XILANASE E ENDOGLUCANASE POR MYCELIOPHTHORA SP. F 21.4 POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO 

Daniela Alonso Bocchini Martins (IBILCE / UNESP); Marcia Maria de Souza Moretti (IBILCE / UNESP); Ariane Zanchetta (IBILCE / UNESP); Thiago Okubo Procópio Pinto (IBILCE / UNESP); Roberto da Silva (IBILCE / UNESP); Eleni Gomes (IBILCE / UNESP)

Resumo

A lignocelulose, presente na parede celular vegetal, representa mais de 90% do peso seco da célula e consiste de microfibrilas de celulose embebidas em uma matriz amorfa de hemicelulose e lignina.  Os resíduos agroindustriais são uma fonte abundante e barata de material lignocelulósico que pode ser utilizado como fonte de carbono para crescimento microbiano e produção de enzimas por fermentação em estado sólido (FES), especialmente por fungos filamentosos, pois a FES simula o habitat natural dos mesmos. Tais fungos são os melhores microrganismos produtores de enzimas hemi-celulolíticas, entre as quais se destacam xilanases e celulases. São várias as aplicações biotecnológicas destas enzimas e especial interesse tem sido dado ao uso das mesmas na hidrólise de material lignocelulósico para a obtenção de açúcares fermentescíveis, visando a produção de etanol. Neste trabalho, o fungo Myceliophthora sp F21.4 foi cultivado, por FES, em bagaço de cana-de-açúcar e farelo de trigo (1:1), a 45oC, por 14 dias, e o perfil de produção de xilanase e CMCase foi avaliado. A produção máxima de xilanase (126,6 U/mL; 2532,0 U/g) foi observada em 96h de cultivo, coincidindo com o pico de produção de CMCase (25,76 U/mL; 515,2 U/g). A caracterização físico-quimica das enzimas mostrou que ambas são mais ativas em pH 5,0 e estáveis em pH 4,5 a 9,0. As temperaturas ótimas de atividade foram 65 e 70oC, para xilanase e CMCase, respectivamente. Em relação à termoestabilidade, xilanase e CMCase mantiveram cerca de 90% de sua atividade após a incubação, por 1 hora, a 55 e 60oC, respectivamente. A viabilidade de produção das enzimas pelo cultivo de Myceliophthora sp F21.4 em resíduos agroindustriais, bem como suas interessantes características físico-químicas, encorajam estudos subseqüentes com este microrganismo, incluindo a hidrólise de material lignocelulósico em trabalhos futuros.   

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 琀愀戀ⴀ猀琀漀瀀猀㨀 ㌀㠀㈀⸀㜀㔀瀀琀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀一倀焀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䴀礀挀攀氀椀漀瀀栀琀栀漀爀愀Ⰰ 堀椀氀愀渀愀猀攀Ⰰ 䌀攀氀甀氀愀猀攀Ⰰ 䘀䔀匀Ⰰ 䈀愀最愀漀 搀攀 挀愀渀愀ⴀ搀攀ⴀ愀切挀愀爀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀