25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2111-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

A ADERÊNCIA A CÉLULAS HEP-2 INDUZ FILAMENTAÇÃO EM CEPAS DE ESCHERICHIA COLI DEFICIENTES EM EXONUCLEASE III 

Suelen Bozzi Costa (UERJ); Ana Claudia Machado Pereira (UERJ); Ana Carolina C Campos (UERJ); Juliana Rodrigues Alves (UERJ); Ana Luiza Mattos-guaraldi (UERJ); Raphael Hirata Júnior (UERJ); Ana Claudia de Paula Rosa (UERJ); Lídia Maria Buarque de Oliveira Asad (UERJ)

Resumo

O reparo por excisão de bases (BER) é responsável por reparar danos oxidativos no DNA causados por espécies reativas de oxigênio (ERO) que podem ser geradas durante o metabolismo celular normal, além de serem geradas pelo hospedeiro na resposta imunológica. As ERO, ao reagir com o DNA, podem causar uma variedade de danos que podem resultar em mutações do genoma. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de BER na filamentação observada em cepas de Escherichia coli K-12 quando aderidas às células HEp-2 e o papel do oxigênio no crescimento filamentoso. Os mutantes deficientes em BER utilizados neste estudo são derivados de E. coli K-12. As bactérias foram cultivadas sob condições de aerobiose e anaerobiose por 18h e posteriormente, foram realizados testes de aderência com a linhagem celular HEp-2 (ATCC-CCL23). Os mutantes foram inoculados sobre o tapete celular e submetidos à co-incubação por 3 horas a 37oC. Para manter a condição de anaerobiose, tioglicolato 0,5% foi adicionado ao meio durante todo o período de infecção. As lamínulas foram dispostas sobre lâmina de vidro e observadas em microscópio ótico. No teste de aderência com HEp-2, foi observado que as cepas apresentaram numerosos filamentos, sendo que o mutante xthA e o triplo mutante xth, nfo e nth foram os que apresentaram maior número de filamentos por campo, mesmo quando o teste foi realizado sob condições de anaerobiose. Além disto, a complementação desses mutantes com o gene xth através da transformação plasmidial diminuiu a filamentação sugerindo um papel importante da exonuclease III, codificada pelo gene xth, no reparo de certos tipos de danos no DNA que levam a indução da filamentação. O aumento da filamentação nos mutantes BER observado no teste de aderência com HEp-2 pode ser induzido por uma via independente de oxigênio e estar associado com a mutação do gene xth.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀䄀倀䔀匀㬀 䘀䄀倀䔀刀䨀㬀 䌀一倀焀㬀 匀刀㈀ⴀ唀䔀刀䨀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀愀搀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 䐀一䄀Ⰰ 䔀⸀ 挀漀氀椀Ⰰ 昀椀氀愀洀攀渀琀愀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀