25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2097-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

ATIVIDADE ANTIMICOBACTERIANA DE LIGNANAS EXTRAÍDAS DA PIPER CUBEBA E DERIVADOS OBTIDOS POR SEMI-SÍNTESES

Rosangela Silva (UNIFRAN); João Henrique Carvalho Batista (UNIFRAN); Thais Bianco (UNIFRAN); Marcio Luis Andrade E Silva (UNIFRAN); Carlos Henrique Martins (UNIFRAN)

Resumo

Lignanas representam um grupo de produtos naturais que despertam muito interesse devido às propriedades biológicas que apresentam. Desta forma, neste trabalho é proposto um estudo sobre a atividade antimicobacterial de lignanas extraídas da Piper cubeba e alguns derivados semi-sintéticos sobre 3 cepas de micobacterium. Como as lignanas apresentam uma grande variedade de esqueletos químicos diferentes o estudo visa apontar inicialmente qual seria o melhor esqueleto químico, dentre esses compostos, a ser utilizado num estudo mais aprofundado com uma quantidade maior de compostos obtidos por modificação estrutural de lignanas naturais. Cubebina (1), hinoquinina (2), diidrocubebina (3) e hemiarensin (4) foram extraídos das sementes de Piper cubeba, dehidroxicubebina (5) foi obtida a partir da diidrocubebina após tratamento com TsCl/Py, a acetilação de 4 forneceu 6. Os compostos 7 e 8 foram obtidos por metilação de (3). Os compostos avaliados possuem os seguintes esqueletos químicos: (1) dibenzilbutirolactólico, (2) dibenzilbutirolactônico, (5) dibenzilfurano  e 3, 4, 6-8 dibenzilbutanodiol. Para determinar a atividade antimicobacterial dos compostos 1-8 foi medida a concentração inibitória minima (CIM) das amostras testadas necessárias para inibir 90% do crescimento de M. tuberculosis, M. Avium e M. Kansasii. A CIM foi determinada usando a técnica Resazurin Microplate Assay (REMA). Os resultados mostraram que apenas para M. kansasii não houve atividade. Foram ativos para M. tuberculosis 2  e  8 com CIM 62.5 µg/ml, 3, 4  e  6 com CIM 125 µg/mL. Para o M. avium foram ativos 4 e 8 com CIM de 62.5 e 125 µg/mL, respectivamente. Os compostos 4, 6 e 8, derivados da diidrocubebina, que apresenta o esqueleto dibenzilbutanodiol, foram os mais ativos. Desta forma, com base nos resultados conclui-se que  o esqueleto dibenzilbutanodiol como o da diidrocubebina (3) é o indicado na escolha das lignanas para um estudo mais profundo com um número maior de compostos frente às diferentes cepas do micobacterium.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䤀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀琀礀氀攀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 㤀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀 一愀爀爀漀眀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀∀㸀䄀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䤀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 㤀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀 一愀爀爀漀眀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀∀㸀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀爀愀渀挀愀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀搀椀栀椀搀爀漀挀甀戀攀戀椀渀愀Ⰰ 氀椀最渀愀渀愀猀Ⰰ 洀椀挀漀戀愀挀琀攀爀椀甀洀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀