25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2078-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A SENSIBILIDADE DA DAPTOMICINA EM RELAÇÃO À VANCOMICINA EM MRSA DE ORIGEM HOSPITALAR

Josineide Ferreira Barros Barros (HAM - PE); Marcelo Maranhão Antunes Antunes (LACEN - PE); Adelina Vila Bela Bela (HAM - PE); Adriana Almeida Antunes Antunes (UNICAP - PE); Luciana Rezende Bandeira de Mello Mello (HAM - PE)

Resumo

Introdução: O dilema do tratamento empírico de infecções por germes Gram positivos tem se tornado cada vez mais freqüente. A demora na terapia antibiótica adequada pode aumentar o tempo de internação em pacientes com septicemia hospitalar por MRSA.  Por sua vez, cepas de MRSA têm se tornado progressivamente menos sensíveis ao longo dos anos. MICs elevados reduzem a eficácia da vancomicina em infecções por MRSA. MICs elevados também são considerados fatores preditivos de mortalidade no tratamento com a vancomicina. A daptomicina, um lipopeptídeo cíclico natural, com rápida atividade bactericida contra patógenos Gram positivos, surge como uma alternativa de tratamento para infecções complicadas como septicemias e endocardites causadas por MRSA. Objetivos: Avaliar a sensibilidade da daptomicina em comparação com a vancomicina em amostras de MRSA isoladas em ambiente hospitalar. Material e Métodos: Foram estudadas 76 amostras clínicas de MRSA  isoladas de pacientes internados em um hospital público de Pernambuco, no período de 2008 e 2009. As amostras foram obtidas de hemoculturas, urina e secreção de ferida cirúrgica. Para a identificação foi utilizada metodologia convencional e automatizada. O perfil de sensibilidade foi realizado por E test, com fitas de vancomicina e daptomicina, de gradientes pré-formado, pré-definido e estável, aplicadas com um nível ideal e constante de cálcio, em placas de Agar Mueller Hinton padrão, conforme metodologia preconizada pelo CLSI. Resultados: Todas as amostras de MRSA apresentaram sensibilidade para a vancomicina, sendo detectada uma elevação considerável da curva de MIC, porém dentro dos pontos de corte interpretativos de sensibilidade estabelecidos pelo CLSI. Em relação à daptomicina, todas as amostras também apresentaram sensibilidade, com MICs bem menores, variando entre 0,32 e 0,94 µg/ml. Conclusões: De acordo com nossos resultados pode-se concluir que a daptomicina apresentou avanços significativos quando comparada à vancomicina, como maior potência in vitro representada por MICs menores, além de rápida atividade bactericida. Estudos recentes de farmacodinâmica e farmacocinética (PK/PD) demonstram que a daptomicina proporciona cobertura mais adequada em relação à vancomicina, para o tratamento de infecções sistêmicas causadas por MRSA. Para o teste de sensibilidade da daptomicina, devem ser consideradas as características da droga como o elevado peso molecular e a dependência de íons cálcio livre em condições fisiológicas.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀∀㸀㰀漀㨀瀀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䐀愀瀀琀漀洀椀挀椀渀愀Ⰰ 䴀刀匀䄀Ⰰ 嘀愀渀挀漀洀椀挀椀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀