ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:2026-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong><P ALIGN=CENTER><STRONG>INVESTIGAÇÃO DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS REFERENTES À QUALIDADE DA ÁGUA POR PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ACARI (RN)</STRONG></P></strong></p><p align=justify><b><u>Mariana Leite da Silveira </u></b> (<i>UFRN</i>); <b>Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo </b> (<i>UFRN</i>); <b>Ana Carla Iorio Petrovich </b> (<i>UFRN</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><P style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: 150%; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal align=justify><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial">Os açudes são reservatórios que fornecem água para consumo humano, afazeres domésticos e industriais para essas cidades e outras vizinhas, além de servir como ponto de lazer da comunidade. Por isso, é necessária a sensibilização da população para questões de água, desde sua qualidade até seus riscos. A aplicação de questionários com eixos temáticos sobre água permite identificar opiniões e conceitos que os participantes possuem sobre o tema, além de direcionar o objetivo da pesquisa para que este possa ser trabalhado em atividades de Educação Ambiental. Foi elaborado um questionário para identificar concepções espontâneas referentes à água. Sua aplicação ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2008 e possuía 59 questões objetivas e duas questões abertas. Foram respondidos por professores e alunos de escolas da rede municipal da cidade de Acari (RN), totalizando 94 pessoas, sendo 50 professores e o restante alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 2º ano (Educação para Jovens e Adultos) e 3º, sendo as duas últimas turmas do Ensino Médio. Pela análise dos questionários, constatou-se que muitos participantes não conseguem imaginar sua cidade sem o reservatório e identificaram múltiplas qualidades para o açude, como pesca, lazer, turismo, abastecimento de água para consumo humano e despejo de esgotos, identificando a importância do açude para todos. Mais de 90% se reconheceu como produtor de esgoto e que ele pode contaminar o reservatório. Neste caso, os entrevistados se sentem preocupados com a implicação de seus atos, o que pode levar ao investimento em soluções para remediar tal situação. A maioria revelou não usar água do açude para beber, indicando o conhecimento dos riscos que ela pode trazer à saúde, mas não demonstraram conhecer os principais organismos causadores das doenças. Em relação à qualidade da água, muitos afirmaram que a água do reservatório está contaminada quando tem odor desagradável, caracterizando uma deficiência quanto aos conceitos de poluição e qualidade da água, que devem ser trabalhados em atividades de EA. Os resultados contribuíram para a compreensão da necessidade de atividades de EA direcionadas à preservação deste recurso e manutenção da qualidade da água dos açudes. Com o uso de questionários é possível identificar dificuldades do público-alvo e trabalhá-las em oficinas e palestras de Educação Ambiental perante a comunidade.</SPAN></P> <P style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: 150%; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal align=justify><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"></SPAN>&nbsp;</P> <P style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: 150%; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal align=justify><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial">Palavras-chave: Educação Ambiental; Concepções Alternativas; Água; Questionários.</SPAN></P></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educação Ambiental, Concepções alternativas, Água, Questionários</td></tr></table></tr></td></table></body></html>