25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2020-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS OXIDADORAS DE AMÔNIA E NITRITO

Ana Paula Campos (DESA - UFMG); Eduardo Carvalho Silva (DESA - UFMG); Caroline Moura (DESA - UFMG); Mônica Mabub (DESA - UFMG); Juliana Calábria Araújo (CEFET - MG); Carlos Augusto Lemos Chernicharo (DESA - UFMG)

Resumo

A remoção de nitrogênio é um aspecto importante do tratamento de águas residuárias, e geralmente é realizado por bactérias nitrificantes, tendo como principais representantes os gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter que oxidam, respectivamente, o íon amônio a nitrito e posteriormente, o nitrito a nitrato. A quantificação desses grupos é de extrema importância para o monitoramento de sistemas biológicos de tratamento projetados para promover a nitrificação. Neste trabalho bactérias nitrificantes presentes em amostras de lodos ativados foram quantificadas por meio das técnicas de Tubos múltiplos (NMP) e hibridação in situ fluorescente (FISH). Os resultados de ambas as técnicas foram comparados, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada uma. Tradicionalmente, as bactérias nitrificantes vêm sendo quantificadas através do método dependente de cultivo, que é a técnica de Tubos múltiplos ou Número Mais Provável (NMP). Para a quantificação por NMP a amostra de lodo aeróbio, proveniente do sistema de lodos ativados da ETE ARRUDAS-COPASA, foi macerada e diluída. Após três semanas de incubação (em meio específico contendo amônia e carbonato, ou nitrito e carbonato) à 28ºC foi feita a leitura dos tubos. A combinação de resultados positivos nas quintuplicatas de cada diluição forneceu o valor de NMP/ml de amostra inoculada. O FISH é um método direto para contagem de células, que utiliza sondas de oligonucleotídeos marcadas com corante fluorescente e complementares ao RNAr 16S. Utilizando as sondas Nso190 e Nit3 quantificou-se, respectivamente, as bactérias oxidadoras de amônia e as oxidadoras de nitrito. As células foram fixadas, hibridadas, coradas com DAPI e observadas ao microscópio de fluorescência. Os resultados obtidos indicaram maior número de bactérias Nitrosomonas por ml de lodo pela técnica de FISH quando comparado com o NMP, sugerindo que este último subestimou a quantidade de bactérias na amostra. Já as bactérias Nitrobacter estavam abaixo do limite de detecção do FISH em grande parte das amostras, possibilitando apenas uma comparação. Conclui-se que as técnicas de NMP e FISH foram adequadas à quantificação de bactérias nitrificantes. Não obstante, a técnica do NMP parece subestimar a quantidade real de células nitrificantes quando comparada com o FISH, porém esta última é uma técnica mais cara e sofisticada.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㔀 ─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀∀㸀䄀最渀挀椀愀猀 搀攀 䘀漀洀攀渀琀漀㨀 䌀一倀焀 攀 䘀䤀一䔀倀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀愀挀琀爀椀愀猀 一椀琀爀椀昀椀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 刀攀洀漀漀 搀攀 一椀琀爀漀最渀椀漀Ⰰ 儀甀愀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 䘀䤀匀䠀Ⰰ 一䴀倀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀