25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1988-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

RELAÇÃO ENTRE O TESTE DE INIBIÇÃO DE CRESCIMENTO DE LEPTOSPIRAS IN VITRO E O TESTE DE POTÊNCIA COM DESAFIO EM HAMSTERS PARA A AVALIAÇÃO DE BACTERINAS ANTI-LEPTOSPIROSE.

Amane Paldês Gonçales (USP); Flávia Morato (USP); Gisele Oliviera de Souza (USP); Zenaide Maria de Moraes (USP); Sérgio Santos de Azevedo (UFCG); Silvio Arruda Vasconcellos (USP)

Resumo

A leptospirose é uma zoonose causada por espiroquetas pertencentes ao gênero Leptospiras, de ampla distribuição mundial, que acarreta elevados prejuízos econômicos pelo comprometimento do desempenho reprodutivo dos animais acometidos. O controle da leptospirose animal envolve a aplicação de medidas que incluem a identificação das fontes de infecção, o tratamento de animais infectados, a drenagem do excesso de água  no ambiente e a imunização sistemática dos susceptíveis, com vacinas inativadas que contenham os sorovares de leptospiras presentes na região. O objetivo do presente trabalho foi investigar a existência da correlação entre o teste padrão de potência de bacterinas anti-leptospiras e o teste de inibição de crescimento de leptospiras in vitro (ICL). Foram comparados a proteção conferida pela bacterina e os níveis de anticorpos neutralizantes, respectivamente obtidos nos teste de desafio e de ICL. Os ensaios foram realizados em hamsters machos, sendo que o protocolo de imunizações adotou duas aplicações de 0,25mL de uma bacterina comercial anti-leptospirose em diferentes diluições, pela via subcutânea com intervalo de 15 dias. Após 15 dias da segunda dose de bacterina, os desafios foram realizados com 0,2mL (LD50=108cel/mL) de culturas vivas e virulentas de L. interrongans sorovares Canicola e Pomona, os animais sobreviventes foram submetidos à eutanásia no 21º dia de observação após o desafio e a condição de portador renal foi investigada por cultivos de tecido renal em meio de Fletcher. As colheitas de sangue dos animais destinados ao teste de ICL foram efetuadas assepticamente por punção intracardíaca. Constatada individualmente a esterilidade dos soros foram constituídos os pools com quantidades iguais de soro por animal e subgrupo (n=5). Os resultados do teste de desafio da bacterina sitou-se dentro dos parâmetros exigidos, sendo esta aprovada segundo os critérios de avaliação internacional. Os soros dos hamsters imunizados com a bacterina apresentaram anticorpos neutralizantes em níveis superiores ao de aglutininas. A diluição 1:800, da bacterina testada, recomendada pelas normas internacionais não foi capaz de proteger contra o estado de portador renal de leptospiras. A comparação de desempenho da bacterina testada para os sorovares Canicola e/ou Pomona, segundo sua concentração, por meio das proporções de animais sobreviventes ao teste de desafio e a média dos títulos de anticorpos neutralizantes, estabeleceu que o log 10 do título de anticorpos neutralizantes de 1[0.664;1.336] para o sorovar Pomona e 1[0.707;1.293] para o sorovar Canicola, correspondem ao nível de aprovação de bacterinas no teste de potencia. Assim, o teste de ICL pode ser empregado para avaliação da qualidade de bacterinas contendo sorovares Canicola e Pomona como alternativa para o teste de potência bacterinas realizados in vivo. 

਀㰀倀㸀㰀匀吀刀伀一䜀㸀㰀匀唀倀㸀䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀㨀 䘀愀瀀攀猀瀀㰀⼀匀唀倀㸀㰀⼀匀吀刀伀一䜀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䰀攀瀀琀漀猀瀀椀爀漀猀攀 愀渀椀洀愀氀Ⰰ 䠀愀洀猀琀攀爀猀Ⰰ 嘀愀挀椀渀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀