25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1986-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

PESQUISA DOS GENES STX1 E STX2 EM AMOSTRAS DE FEZES BOVINAS, LEITE CRU E LEITE PASTEURIZADO.

Beatriz Nacif Pinto Fernandes (UFF); Ileska Suzana Godeiro das Neves (UFF); Luciana Justo Beserra (UFF); Joyce Bezerra do Carmo (UFF); Jesieli Braz Frozi (UFF); Alice Gonçalves Martins Gonzalez (UFF)

Resumo

As Escherichia. coli envolvidas em doença intestinal são denominadas E. coli diarreiogênicas, e são agrupadas em cinco categorias com base em características de virulência e diferenças quanto à epidemiologia e composição antigênica O:H. Entre as E. coli diarreiogênicas estão as E. coli produtora de toxina Shiga (STEC/EHEC). STEC está envolvida em doenças humanas tais como diarréia sanguinolenta, colite hemorrágica (CH), síndrome hemolítica urêmica (SHU), destacando-se por sua potencial letalidade. O gado bovino, principalmente animais jovens, tem surgido como principal reservatório de STEC, incluindo o sorotipo O157:H7. Estudos sorológicos sugerem que a grande maioria dos bovinos é exposta a STEC em algum momento de sua vida. As fezes bovinas podem ser uma importante fonte de reinfecção do gado e uma possível fonte de contaminação do ambiente. Este trabalho teve por objetivo analisar a ocorrência de STEC em fezes bovinas e em leite cru e pasteurizado em propriedades do Leste Fluminense. Foram colhidas 12 amostras fecais de bovinos sadios provenientes de uma propriedade de regime leiteiro entre maio e novembro de 2007. O material fecal foi colhido diretamente do animal através de swab retal e semeado em placas com meio CLED. Foram colhidas 14 amostras de leite cru (50% do úbere e 50% do tanque de resfriamento) em 7 fazendas de gado leiteiro e 2 amostras de leite pasteurizado, no mesmo período citado anteriormente. As amostras a partir do swab retal foram semeadas diretamente em placas com meio CLED e as amostras de leite foram processadas e semeadas neste mesmo meio. O sobrenadante obtido a partir do crescimento polimicrobiano em CLED foi utilizado como DNA molde sendo submetidos à PCR multiplex para pesquisa dos genes stx1 e stx2. Das amostras fecais analisadas, 58,3% foram positivas para stx1/stx2 e 8,3% para stx2. Em relação às amostras de leite cru e pasteurizados, todas foram negativas para stx. Observou-se no local que a ordenha era de forma manual, sendo realizada em condições precárias de higiene. Conclui-se que o gado bovino representa um importante reservatório de STEC. Contudo, não encontramos amostras de leite positivas para stx, sugerindo com isso a revisão da metodologia aplicada neste trabalho para identificação destes genes a partir de alimentos.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀愀瀀攀爀樀Ⰰ 䌀一倀焀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀伀嘀䤀一伀Ⰰ 䰀䔀䤀吀䔀Ⰰ 伀䌀伀刀刀쨀一䌀䤀䄀Ⰰ 匀吀䔀䌀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀