ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:1977-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong>ANÁLISE DO CONTEUDO DE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS ENSINO MÉDIO</strong></p><p align=justify><b><u>Bruno Severo Gomes </u></b> (<i>UFPE</i>); <b>Lusinete Aciole de Queiroz </b> (<i>UFPE</i>); <b>Cristina Maria Souza-motta </b> (<i>UFPE</i>); <b>Eliane Barbosa da Silva Nogueira </b> (<i>UFPE</i>); <b>Oliane Maria Correia Magalhães </b> (<i>UFPE</i>); <b>Ana Lúcia Figueiredo Porto </b> (<i>UFPE</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><P class=tres style="MARGIN: auto 0cm; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN style="FONT-SIZE: 11pt; COLOR: #221042; mso-bidi-font-weight: bold; mso-bidi-font-family: Arial; mso-bidi-font-size: 8.5pt">Introdução:</SPAN><SPAN style="FONT-SIZE: 11pt; COLOR: #221042; mso-bidi-font-family: Arial; mso-bidi-font-size: 8.5pt"> Considerando a educação como um dos fatores para a promoção da saúde, devemos ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático, considerado o instrumento básico do trabalho pedagógico. <SPAN style="mso-bidi-font-weight: bold">Objetivos:</SPAN> Analisar e avaliar o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio nos conceitos e nas informações que trazem sobre a micologia.Materiais e métodos: Para cada livro foram analisados os seguintes parâmetros: ano de edição, conceitos, figuras, esquemas explicativos, didática, atividades de fixação e formação cientifica. Foram analisados 12 livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio, sendo oito livros de volume único apresentando todo programa das três séries do ensino médio, e quatro livros seriados correspondentes ao segundo ano do ensino médio.<SPAN style="mso-spacerun: yes">&nbsp; </SPAN>Resultados: O ano de edição variou de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><st1:metricconverter w:st="on" ProductID="2002 a">2002 a</st1:metricconverter> <st1:metricconverter w:st="on" ProductID="2008. A">2008. A</st1:metricconverter> grande maioria é bem ilustrada, com imagens de alguns gêneros de fungos. Alguns deles existe a preocupação com a diagramação, tornando o livro semelhante graficamente a uma revista, onde títulos, chamadas e boxes são recursos gráficos usados. As ilustrações representam fotos de fungos e esquemas de ciclo de vida, mostradas em deferentes escalas. No texto, analisamos clareza, concisão e objetividade da linguagem utilizada, além da ausência de contradições conceituais. Os autores dividem o assunto de diferentes formas, abordando a biologia, importância dos fungos, características gerais, curiosidades, micologia aplicada, classificação, micologia médica, roteiros de estudo, exercícios, testes de vestibulares e atividades complementares. Um ponto que pode confundir o aluno é a falta de padronização dos capítulos referentes à classificação adotada, onde é observada uma falta de padronização na linguagem e classificação em diferentes autores. Tambem é observado, inovações no tocante a animações disponíveis em cd e temas ao final de cada capítulo para discussão.Conclusões: Assim, os livros devem ter uma padronização e ir além do universo escolar, visto que no campo da principalmente saúde, os conceitos devem ser entendidos, aplicados e divulgados para o maior número de pessoas. Observa-se uma melhor abordagem ao longo das adições, mas é preciso construir sempre novas ferramentas de ensino da micologia, mostrando como os fungos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes de várias maneiras em nosso cotidiano.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></SPAN></P></font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Micologia, Livro didático, Ensino Médio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>