25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1968-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

UTILIZAÇÃO DA PCR EM TEMPO REAL PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL RÁPIDO DAS MENINGITES BACTERIANAS

Lucila Okuyama Fukasawa (IAL); Maria Gisele Gonçalves (IAL); Maristela Marques Salgado (IAL); Terezinha Pereira de Araújo (IAL); Anna Vera Custódio (IAL); Lee H Harrison (Pitt); Claudio Tavares Sacchi (IAL)

Resumo

No Brasil, apenas 50% dos casos de meningites bacterianas (MB) são confirmadas por técnicas laboratoriais como a cultura, a contraimunoeletroforese (CIE) e o teste de aglutinação do látex. Esta baixa positividade está relacionada a diversos fatores inerentes a estas técnicas, tais como transporte e acondicionamento inadequados da amostra, coleta após a introdução de antibioticoterapia e sensibilidades limitadas dependente da concentração de bactérias na amostra. Desta forma, é fundamental dispor de técnicas laboratoriais que apresentem alta sensibilidade e especificidade e que não apresentem interferência da presença de antibiótico na amostra. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o uso da técnica de PCR em tempo real (RT-PCR) no diagnóstico laboratorial das meningites causadas por Neisseria meningitidis (Men), Streptococcus pneumoniae (Spn) e Haemophilus influenzae (Hi) em amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR) de pacientes do município de São Paulo durante o período de junho de 2007 a junho de 2009. Foram empregadas reações de RT-PCR (sistema TaqMan®) em formato multiplex para a detecção simultânea de Men, Hi e Spn e em formatos single para a determinação dos genogrupos (A, B, C, W135 ou Y) de Men ou dos genotipos (a, b, c, d, e, f) de Hi. Foram avaliadas no período 1407 amostras de LCR, sendo que 350 foram positivas para Men (25%), 148 para Spn (10,5%) e 34 para Hi (2,5%). Entre as amostras de LCR positivas para Men, 75% foram positivas para MenC, 13% para MenB, 7% para MenW135, 1% para MenY e 4% foram negativas (não-genogrupáveis). Entre as amostras de LCR positivas para Hi, 88% foram positivas para o genotipo b (Hib), 6% para o genotipo a (Hia) e 6% foram não-genotipáveis. Os resultados do presente trabalho indicaram que: (a) Men foi a principal bactéria causadora de MB, seguido pelo Spn; (b) o genogrupo C de Men foi o prevalente entre as amostras analisadas; (c) o genotipo b (Hib) foi o mais prevalente entre as amostras Hi positivas; (d) a técnica de RT-PCR pode ser empregada para o diagnóstico laboratorial rápido das meningites causadas por Men, Spn ou Hi, bem como para a identificação dos genogrupos de Men ou genotipos de Hi.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀∀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀䄀爀椀愀氀✀Ⰰ✀猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀✀∀㸀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 搀愀 匀愀切搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀㬀 䘀漀最愀爀琀礀 䤀渀琀攀爀渀愀琀椀漀渀愀氀 䌀攀渀琀攀爀 䜀氀漀戀愀氀 䤀渀昀攀挀琀椀漀甀猀 䐀椀猀攀愀猀攀猀 刀攀猀攀愀爀挀栀 吀爀愀椀渀椀渀最 倀爀漀最爀愀洀 ⠀䐀㐀㌀吀圀  㘀㔀㤀㈀⤀⸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀䌀刀 攀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀愀氀Ⰰ 洀攀渀椀渀最椀琀攀猀 戀愀挀琀攀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 一攀椀猀猀攀爀椀愀 洀攀渀椀渀最椀琀椀搀椀猀Ⰰ 匀琀爀攀瀀琀漀挀漀挀挀甀猀 瀀渀攀甀洀漀渀椀愀攀Ⰰ 䠀愀攀洀漀瀀栀椀氀甀猀 椀渀昀氀甀攀渀稀愀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀