25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1959-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

DENSIDADE DE FUNGOS EM SOLO DE SISTEMA AGROFLORESTAL E CONVENCIONAL

Phelipe Manoel Oller Costa (UFPE); Fernanda Meira Tavares (UFPE); Tiago Tenório Claudino (UFPE); Tatianne Leite Nascimento (UFPE); Paula Jaqueline de Oliveira Farias (UFPE); Lina Inara Carneiro da Silva (UFPE); Amanda Felix da Silva (UFPE); Rosineide da Silva Lopes (UFPE); Jorge Luiz Schirmer de Mattos (UFRPE); Ângela Coimbra dos Santos (UFPE)

Resumo

Sistemas agroflorestais consistem em uma combinação integrada de árvores, arbustos, cultivos agrícolas e/ou animais na mesma área, de maneira simultânea ou seqüencial, com intuito de diminuir a necessidade de insumos externos e reduzir os impactos ambientais negativos. Em contraste, a agricultura convencional é baseada em monoculturas, irrigação e utilização de insumos e agrotóxicos. Considerando que o tipo de manejo agrícola ao qual o solo é submetido influencia as condições físico-químicas e se reflete no desenvolvimento dos microrganismos e nos seus atributos biológicos o objetivo deste trabalho foi comparar a densidade de fungos em solo de Sistema Agroflorestal e Convencional. A pesquisa foi realizada em duas áreas de 1 hectare, compreendendo Sistema Agroflorestal e Sistema Convencional, localizadas no Sítio São João na comunidade Inhamã, município de Abreu e Lima – PE. A experimentação com agrofloresta teve inicio em 1994 e possui diversas espécies frutíferas e madeireiras inseridas na vegetação natural. Á área de Sistema Convencional é caracterizada pela monocultura de mandioca instalada desde 2005. Nos sistemas foram marcados 5 pontos eqüidistantes e em cada ponto foram coletadas 3 subamostras que originaram uma amostra composta. Para o isolamento de fungos, foi utilizado o método de diluição seriada, assim 1ml da diluição 10-4 foi inoculado em meio de cultura Batata Dextrose Agar, acrescido de antibiótico cloranfenicol e Rosa Bengala. As placas foram incubadas a 27ºC ± 2ºC por sete dias. A densidade foi determinada por meio de contagem direta em placa e os resultados expressos em Unidades Formadoras de Colônia por grama de solo (UFC/g solo). Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os valores de UFC/g de solo encontrado em Sistema Agroflorestal foi superior aos encontrados em Sistema Convencional de Mandioca, sendo 16,6 e 8,4 UFC/g de solo x 104 respectivamente, diferindo-se estatisticamente. A maior densidade de fungos em solo de Sistema Agroflorestal está associada principalmente a conservação da biodiversidade vegetal e ao acúmulo de serrapilheira, além da conservação das características do solo pelo não uso de defensivos e fertilizantes agrícolas, características não observadas no Sistema Convencional de Mandioca.

਀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䐀攀渀猀椀搀愀搀攀 䘀切渀最椀挀愀Ⰰ 匀椀猀琀攀洀愀 䄀最爀漀昀氀漀爀攀猀琀愀氀Ⰰ 唀渀椀搀愀搀攀 䘀漀爀洀愀搀漀爀愀 搀攀 䌀漀氀渀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀