25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1955-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

PROSPECÇÃO DE GENES RELACIONADOS A MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE GENÔMICA.

Rita de Cássia Barreto da Silva (UFRN); Uaska Bezerra E Silva (UFRN); Delanne Cristina Souza de Sena (UFRN); Lucymara Fasarella Agnez Lima (UFRN)

Resumo

É estimado que apenas cerca de 1% da diversidade microbiana pode ser cultivado em laboratório, apresentando-se, portanto, como um enorme pool biológico e genético inexplorado. Estudos confirmam a abordagem metagenômica como uma estratégia valiosa para encontrar novos genes biotecnologicamente relevantes. Entretanto, sua aplicação em busca de genes relacionados a manutenção da integridade genômica, conta apenas com poucos relatos. Os microrganismos estão constantemente expostos a agentes estressores que acabam por demandar e selecionar mecanismos de proteção e/ou correção apropriados a potenciais danos. O estudo das funções de proteção ao estresse celular, além de implicações moleculares e evolutivas, também tem importantes implicações médicas. Diante disso, estratégias de metagenoma e seleção funcional foram utilizadas em busca de clones expressando genes relacionados ao reparo de DNA e/ou resistência ao estresse oxidativo. Bibliotecas metagenômicas foram obtidas utilizando DNA ambiental, obtido a partir de amostras de solo coletadas em diferentes biomas do Rio Grande do Norte, fragmentação aleatória e clonagem em vetor pBC. A análise funcional foi realizada utilizando meio sólido suplementado com H2O2. Ensaios para confirmação da atividade estão sendo realizados através de complementação funcional e curvas de sobrevivência, utilizando cepas deficientes em diferentes enzimas de reparo de DNA. A análise das seqüências dos clones selecionados utilizando o programa BlastX indica a presença de proteínas hipotéticas, proteína fosfocarreadora Hpr e Ribose-5-fosfato isomerase. Dados de seqüenciamento se relacionam com a função testada, salientando o sucesso da abordagem metagenômica combinada com métodos de seleção funcional, sendo indicativo de resultados promissores. 

਀㰀倀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀䄀爀椀愀氀 猀椀稀攀㴀㈀㸀䄀瀀漀椀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䌀一倀焀 㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䴀攀琀愀最攀渀漀洀愀Ⰰ 匀攀氀攀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 刀攀瀀愀爀漀 搀攀 䐀一䄀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀