ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>25º Congresso Brasileiro de Microbiologia </font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>ResumoID:1950-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td>Área: <b>Educação em Microbiologia ( Divisão M )</b><p align=justify><strong> A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA </strong></p><p align=justify><b><u>Erica Pacheco Caetano </u></b> (<i>UFC</i>); <b>Charles Ielpo Mourão </b> (<i>UECE</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> <link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CCHARLE%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">A Microbiologia representa um grande desafio àqueles que a lecionam. A presença de seres diminutos, quase que na sua totalidade, dificulta a realização de aulas práticas, tendo em vista a necessidade de técnicas de visualização que demandam o uso de microscópios e outros equipamentos, nem sempre acessíveis. Visando uma abordagem mais didática do mundo quase invisível da Microbiologia, pode-se fazer uso de jogos e modelos didáticos, que representam ferramentas alternativas à construção do conhecimento do aluno. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou o planejamento, confecção, uso e avaliação de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia, com ênfase em Microbiologia. Os modelos foram confeccionados a partir de imagens e gráficos, e os jogos elaborados segundo conteúdo descrito nos livros utilizados pelos alunos, tendo como critério para confecção a utilização de material reciclável e de fácil acesso. Seis modelos e cinco jogos foram avaliados por professores e alunos de três escolas públicas de ensino médio no município de Fortaleza, Ceará, Brasil, nos quesitos facilidade de confecção, aplicabilidade, correlação com o conteúdo visto em sala e capacidade de assimilação dos conhecimentos adquiridos. Como resultados, foi observado que os alunos e professores foram bastante receptivos às atividades de criação e utilização dos jogos e modelos. Cerca de 82% dos alunos consideraram que as atividades foram proveitosas, enquanto 87,5% consideraram que o processo de aprendizagem foi facilitado com o uso dos modelos. A totalidade dos professores entrevistados considerou que os jogos facilitaram a transmissão do conhecimento, atribuindo o conceito positivo aos mesmos. Assim, a função educativa de jogos e modelos didáticos foi confirmada durante a aplicação nas escolas, uma vez que favorece o processo de ensino por parte dos professores, tornando as aulas mais dinâmicas, enquanto cria no aluno uma maior facilidade em reter e assimilar o conhecimento adquirido.</p> </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Jogos didáticos, Modelos, Ensino</td></tr></table></tr></td></table></body></html>