25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1938-2


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

OVOS DE POSTURA COMERCIAL VERSUS OVOS DE DESCARTE DE INCUBAÇÃO: IMPLICAÇÕES EM SAÚDE PÚBLICA

Luciana Bill Mikito Kottwitz (UEL); Joyce Aparecida Leão (MERCOLAB); Rafaela Gomes Ferrari (UEL); Alberto Back (MERCOLAB); Dalia dos Prazeres Rodrigues (FIOCRUZ); Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira (UEL)

Resumo

Salmonella Enteritidis (SE) adaptou-se às linhagens de aves empregadas na avicultura comercial, devido à capacidade de transmissão tanto vertical quanto horizontal. A persistência na indústria avícola resultou na freqüente associação de carne de aves, ovos e derivados em surtos de salmonelose humana. Esta pesquisa verificou a ocorrência de Salmonella spp. em ovos destinados ao consumo humano, identificou os sorovares e fagotipos mais freqüentes e avaliou o padrão de resistência a antimicrobianos das cepas isoladas. Cinco mil ovos destinados ao consumo humano foram analisados. Quatro mil foram obtidos em granjas de postura comercial e mil ovos de descarte de incubação de matrizes de corte foram adquiridos em feiras livres e no comércio informal. Os ovos foram divididos em 250 sub-amostras compostas por 20 ovos cada. Cada sub-amostra foi analisada quanto a presença de Salmonella na casca e na gema. A detecção de Salmonella foi realizada empregando técnica convencional de cultura. A sorotipagem e fagotipagem foram realizadas na FIOCRUZ, Rio de Janeiro. A susceptibilidade aos antimicrobianos foi avaliada através da técnica de disco-difusão de Kirby-Bauer. O percentual de isolamento de Salmonella spp.nas sub-amostras dos ovos de descarte de incubação oriundos de matrizes de corte foi de 52,0% com predomínio do sorovar Enteritidis (84,6%). SE PT7 foi o fagotipo predominante (26,9%), no entanto outros dois fagotipos foram identificados, PT1 (15,4%) e PT9 (11,6%). Não houve isolamento de Salmonella nas sub-amostras dos ovos obtidos em granjas de postura comercial. Do total de cepas de SE analisadas, seis cepas (23,1%) foram resistentes ao ácido nalidíxico, o que alerta para a possibilidade do aparecimento de isolados resistentes também as fluoroquinolonas. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que os ovos provenientes de granjas de postura comercial apresentam baixo risco de transmissão de Salmonella para o ser humano, possivelmente porque a disseminação é dificultada pelas condições de criação das aves. Por outro lado, o isolamento de Salmonella em 52,0% dos ovos de descarte de incubação, o predomínio do sorovar Enteritidis e a identificação de PT9, recentemente implicado em surtos humanos ocorridos no Paraná, sugerem que ovos de descarte de incubação oriundos de matrizes de corte podem representar importante veículo de transmissão deste patógeno.

਀㰀倀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 䄀爀椀愀氀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀㰀匀倀䄀一 氀愀渀最㴀倀吀ⴀ䈀刀 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀㬀 洀猀漀ⴀ愀渀猀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 倀吀ⴀ䈀刀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䄀刀ⴀ匀䄀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 䌀一倀焀Ⰰ 唀䔀䰀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀匀愀氀洀漀渀攀氀氀愀 䔀渀琀攀爀椀琀椀搀椀猀Ⰰ 漀瘀漀猀Ⰰ 猀愀氀洀漀渀攀氀漀猀攀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀渀琀椀洀椀挀爀漀戀椀愀渀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀