25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1923-1


Área: Patogenicidade Microbiana ( Divisão D )

FORMAÇÃO DE BIOFILME EM ESCHERICHIA COLI ENTEROPATOGÊNICA ATÍPICA ATRAVÉS DA CONTAGEM DE UNIDADES FORMADORAS DE COLÔNIAS E MICROSCOPIA CONFOCAL DE FLUORESCÊNCIA.

Hebert Fabrício Culler (L Bact / IButantan); Cristiane Moda Mota (L Bact / IButantan); Cecilia Mari Abe (L Bact / IButantan); Marcelo Palma Sircili (L Bact / IButantan); Marcia Regina Franzolin (L Bact / IButantan)

Resumo

As Escherichia coli enteropatogênicas atípicas (EPECa) ultimamente tornaram-se os agentes bacterianos mais comuns como causa de diarréia infantil. A adesão em células epiteliais formando microcolônias é um passo inicial na formação de biofilme. Biofilmes microbianos são comunidades complexas de microrganismos aderidos à superfícies bióticas e abióticas envoltas por uma matriz de exopolissacarídeos e são associados à persistência bacteriana e à resistência a antimicrobianos. O objetivo deste estudo foi verificar a capacidade de formação de biofilme de 6 amostras de EPEC atípicas isoladas de caso de diarréia, em superfícies abióticas (poliestireno e vidro) e celulares (células epiteliais HEp-2 pré-fixadas), em placas de 24 poços. Foram avaliadas uma amostra de cada padrão de adesão à células HEp-2: não aderente - NA, localizada-like - LAL, difusa - DA, padrão indefinido - IND, localizada - LA e agregativa - AA, através do ensaio de contagem de UFC/cm2 aderidas às superfícies, utilizando Triton X-100, sendo realizadas as diluições seriadas e o plaqueamento em Ágar Luria-Bertani, em períodos de 24 horas, 6, 12 e 18 dias de incubação a 37o.C. As placas (de 6 a 18 dias) foram coradas e analisadas por microscopia confocal de fluorescência. Nos dois tipos de superfícies avaliadas e nos diversos períodos, não houve diferença significativa de formação de biofilme, mantendo-se entre 106 e 108 UFC/cm2, sendo a amostra AA a que formou maior quantidade. Verificou-se que de 24h para os outros períodos de incubação houve diferença significativa de formação de biofilme, enquanto que não apresentou diferença entre 6 a 18 dias. Como o ensaio de UFC/cm2 mensura apenas as bactérias viáveis, essas mantiveram-se em nível similar provavelmente pelo fato das colonizadoras iniciais tornaram-se inviáveis nesse período. Verificou-se no aumento de 1000X apenas o desenvolvimento de microcolônias na amostra com padrão LA. As amostras LAL, DA, IND e AA apresentaram biofilmes mais espessos, com característica semelhante a biofilme maduro, enquanto que a amostra NA apresentou apenas adesão à lamínula e algumas bactérias aglomeradas após 12 dias. O ensaio de UFC/cm2 deve ser empregado juntamente com ferramenta qualitativa tal como a microscopia confocal de fluorescência que permita visualizar estruturas de biofilmes. A adesão e formação de biofilme por EPEC atípica após longo período de incubação podem favorecer os casos de diarréia persistentes, usufruindo das vantagens da resistência bacteriana à ação de antimicrobianos.

਀㰀倀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀搀攀猀漀  挀氀甀氀愀猀 攀瀀椀琀攀氀椀愀椀猀Ⰰ 䔀⸀ 挀漀氀椀 攀渀琀攀爀漀瀀愀琀漀最渀椀挀愀 愀琀瀀椀挀愀Ⰰ 䘀漀爀洀愀漀 搀攀 戀椀漀昀椀氀洀攀 戀愀挀琀攀爀椀愀渀漀Ⰰ 䴀椀挀爀漀猀挀漀瀀椀愀 挀漀渀昀漀挀愀氀 搀攀 昀氀甀漀爀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 唀渀椀搀愀搀攀猀 䘀漀爀洀愀搀漀爀愀猀 搀攀 䌀漀氀渀椀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀