25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1917-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

DETECÇÃO DE SHIGELLA EM DÍPTEROS MUSCÓIDES CAPTURADOS EM FEIRAS

Mariana Oliveira Arruda (UNICEUMA); Hermínio Benitez Rabello Mendes (UNICEUMA); Lécia Maria Sousa Santos Cosme (UNICEUMA); Patrícia de Maria Silva Figueiredo (UNICEUMA); Valério Monteiro-neto (UNICEUMA)

Resumo

A shigelose é transmitida pela via fecal-oral, através do contato direto com pessoas infectadas e pela ingestão de água e alimentos contaminados. Considerando que a dose infectante da bactéria é baixa, sendo da ordem de 10 a 102 UFC, a sua transmissão por dípteros muscóides pode ter um papel importante em regiões menos desenvolvidas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo investigar a presença de  Shigella em moscas capturadas em mercados públicos de São Luís, bem como analisar a resistência aos antimicrobianos e o seu perfil plasmidial. Após o preparo de uma suspensão em solução fisiológica, foi realizada a cultura individual dos exemplares capturados em agar MacConkey, agar Salmonella-Shigella, agar MacConkey-Sorbitol e caldo selenito-cistina. A identificação bioquímica das colônias suspeitas foi realizadas através dos meios EPM, MILi e citrato de Simmons. A confirmação foi realizada através de soroaglutinação em lâmina com antissoros polivalentes. Os isolados de Shigella foram submetidos ao teste de sensibilidade através da técnica de difusão em agar. Adicionalmente, foi determinado o perfil plasmidial empregando-se o procedimento da lise alcalina. Dos 92 exemplares analisados, 37 (40,1%) albergavam enteropatógenos, dos quais 10 (27%) eram espécies de  Shigella, incluindo 6 (60%) S. sonnei, 3 (30%) S. boydii e 1 (10%) S. flexneri. As Shigella spp. foram detectadas em exemplares de Calliphoridae e Muscidae. Os isolados foram resistentes principalmente ao trimetoprim-sulfametoxazol (50%), sem haver correlação com o perfil plasmidial. Estes resultados indicam que as moscas podem ser vetores potenciais de Shigella em São Luís, inclusive de amostras resistentes ao antimicrobianos, ao contaminarem alimentos como frutas e verduras nos mercados analisados, o que poderia estar contribuindo para os elevados índices de morbidade por doença diarréica em nosso meio, particularmente nas populações de baixo nível sócio-econômico.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀  瀀琀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀渀琀攀爀漀瀀愀琀最攀渀漀猀Ⰰ 䴀漀猀挀愀猀Ⰰ 匀栀椀最攀氀氀愀Ⰰ 吀爀愀渀猀洀椀猀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀