25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1893-2


Área: Virologia ( Divisão P )

EXPRESSÃO EM ESCHERICHIA COLI, PURIFICAÇÃO, REENOVELAMENTO E ANÁLISE POR INFRAVERMELHO DA PROTEÍNA CAPSIDIAL DO COLE LATENT VIRUS.

Tadaiti Ozato Junior (IBILCE/UNESP); Livia José Regatieri (IBILCE/UNESP); Ricardo Barros Mariutti (IBILCE/UNESP); Luana Gonçales Garcia (IBILCE/UNESP); Marinônio Lopes Cornélio (IBILCE/UNESP); Raghuvir Krishnaswamy Arni (IBILCE/UNESP); José Osmar Gaspar (IBILCE/UNESP)

Resumo

O Cole latent virus (CoLV) é um fitovírus do gênero Carlavirus,  que apresenta partículas filamentosas com cerca de 650 nm de comprimento e RNA genômico de 8,3 Kb envolto por moléculas de proteína capsidial com cerca de 34 kDa. O RNA genômico dos carlavírus contém seis cadeias abertas de leitura (Open Reading Frame-ORFs). A ORF1 codifica um polipeptídeo com função de metil-transferase, protease, helicase e RNA polimerase dependente de RNA. As ORFs 2, 3 e 4 formam um bloco triplo de genes relacionado ao movimento do vírus célula a célula. A ORF5 codifica a proteína capsidial e a região seguinte codifica uma proteína rica em cisteína cuja função ainda não foi determinada. Este trabalho descreve a expressão, purificação e reenovelamento da proteína capsidial do CoLV e a análise por infravermelho para confirmar a presença de estruturas secundárias na proteína. Os oligonucleotídeos foram desenhados a partir da sequência do CoLV depositada do GenBank e utilizados para amplificação em reações de PCR, utilizando-se como molde o DNA complementar (cDNA) sintetizado a partir do RNA viral. O fragmento amplificado foi clonado em vetor de expressão pET-28a e o vetor recombinante transformado em E. coli (BL21-DE3-RIL). A expressão foi induzida com 1 mM de IPTG por 4 horas e a purificação da proteína recombinante foi feita através de cromatografia de afinidade por metal (Ni-NTA). Foram realizados dois processos de purificação, um em condições nativas e outro em condições desnaturantes com posterior reenovelamento em gradiente de uréia (8 - 0 M). A eluição das proteínas, nos dois processos de purificação, foi feita sob condições nativas com 250 mM de imidazol e a confirmação do reenovelamento da proteína recombinante foi feita pela técnica de espectoscopia de infravermelho (IR). O resultado da purificação foi verificado através de SDS-PAGE mostrando um alto grau de pureza da proteína purificada, com massa molecular de aproximadamente 39 kDa (34 kDa da proteína + 5 kDa da cauda de histidina do vetor). As análises por infravermelho indicaram a presença de estruturas secundárias constituídas de: 41% de folhas-β, 22% de hélices-α, 20% de folhas-β anti-paralelas, 9% de voltas-β e 7% de agregados para a proteína purificada em condições nativas e 38% de folhas-β, 24% de hélices-α, 19% de folhas-β anti-paralelas, 10% de voltas-β e 8% de agregados para a proteína purificada de forma desnaturante com posterior reenovelamento. Esses resultados mostraram, ainda, um alto grau de similaridade conformacional entre as proteínas obtidas nos dois processos de purificação. Estudos posteriores utilizarão a proteína purificada na determinação estrutural por cristalografia de raios-X e produção de antissoro policlonal para análises de imunolocalização em tecidos infectados.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀  挀洀  挀洀 ㄀ 瀀琀∀㸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 ㄀㄀㔀─㬀 䘀伀一吀ⴀ䘀䄀䴀䤀䰀夀㨀 ✀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀✀∀㸀匀甀瀀漀爀琀攀 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀匀倀Ⰰ 䌀一倀焀Ⰰ 䌀䄀倀䔀匀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀瘀爀甀猀 搀攀 瀀氀愀渀琀愀Ⰰ 瀀爀漀琀攀渀愀 爀攀挀漀洀戀椀渀愀渀琀攀Ⰰ 挀愀爀氀愀瘀爀甀猀Ⰰ 䔀猀挀栀攀爀椀挀栀椀愀 挀漀氀椀Ⰰ 椀渀昀爀愀瘀攀爀洀攀氀栀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀