25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1878-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA CARNE DE JACARÉ DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PIAGAÇU-PURUS, AMAZONAS

Adriana Sotero-martins (FIOCRUZ); Augusto Kluczkovski-júnior (DEVISA/FVS); Marcos Tavares Carneiro (FIOCRUZ); Rafael Ferreira Coimbra (UNESA); Maria de Lourdes Azevedo (FIOCRUZ); Vanessa Maria Machado Ale (UFAM); Ronis da Silveira (UFAM)

Resumo

No Brasil o consumo da carne de jacaré faz parte da cultura amazonense, contudo não existe consenso sobre a melhor opção amazônica para o manejo sustentável. Está sendo feita à avaliação da qualidade microbiológica da carne dos animais oriundos de natureza, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, visando determinar os melhores protocolos de beneficiamento. Sendo utilizada a metodologia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para carne de rã e pescado, pois ainda não há no Brasil normalização para a carne desses animais. O total de 31 amostras de carne de animais foram analisadas, 17 amostras provenientes do município de Beruri - AM; e 14 animais capturados na várzea do Baixo Interflúvio dos Rios Solimões e Purus - AM, com autorização do IBAMA N°: 14498-1. Os animais eram das espécies Caiman crocodilus (Jacaretinga), sendo utilizado o código CC, e Melanosuchus niger (Jacaré Açu), utilizamos o código MN. As amostras foram analisadas de acordo com a Instrução Normativa No. 62 do MAPA/2003. Foram avaliadas a presença ou ausência de: coliformes totais e termotolerantes em meio VRBA e EC; Staphylococcus aureus em BP e BHI; Salmonella sp em Selenito e SS. Foram considerados os critérios estabelecidos pela ANVISA RDC 12/2001 para determinação da qualidade da carne, própria para consumo quando em 25 g: ausência de Salmonella sp; 1 x 103 para S. aureus ; 1 x 104 coliformes totais. Das 31 carnes analisadas, 17 (54,8%) estavam próprias para consumo e 14 estariam reprovadas (45,2%). Da espécie CC, 41,1 % da carne estava reprovada para consumo, enquanto 10 amostras (58,8%) estavam aprovadas. Da espécie MN, 7 amostras (50%) foram reprovadas e 7 aprovadas (50%). Considerando os critérios separadamente, 2 amostras (6,4%) estariam reprovadas considerando o critério para Salmonella sp, 8 (25,8%) reprovadas para S. aureus; e 7 (22,6%) reprovadas por coliformes totais. Considerando 1 critério de reprovação somente, 11 amostras (35,4%) estariam reprovadas; 2 critérios de  reprovação simultaneamente, 3 amostras (9,6%) estariam reprovadas; e com 3 critérios simultaneamente nenhuma amostra foi reprovada. O número de carnes aprovadas foi maior do que reprovadas mas o nível de reprovação foi alto, quase metade. Portanto sugere-se que sejam melhor higienizadas as carcaças dos animais, os instrumentos utilizados para corte e a mãos dos trabalhadores.

਀㰀倀 挀氀愀猀猀㴀猀琀礀氀攀㠀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀 愀甀琀漀  挀洀㬀 吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀∀ 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀䘀伀一吀 昀愀挀攀㴀∀䄀爀椀愀氀Ⰰ 䠀攀氀瘀攀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀渀猀ⴀ猀攀爀椀昀∀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䘀伀一吀ⴀ匀䤀娀䔀㨀 ㄀ 瀀琀∀㸀䄀瀀漀椀漀㨀 䌀一倀焀 ጀ†倀爀漀挀攀猀猀漀 一漀⸀ 㐀 㠀㜀㘀 ⼀㈀  㘀ⴀ  攀 䘀䄀倀䔀刀䨀 倀爀漀挀攀猀猀漀 一漀⸀ 䔀ⴀ㈀㘀⼀㄀  ⸀㤀 㠀⼀㈀  㤀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀戀爀㸀㰀戀㸀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 㰀⼀戀㸀☀渀戀猀瀀㬀樀愀挀愀爀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 戀愀挀琀攀爀椀漀氀最椀挀愀Ⰰ 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀愀爀渀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀